A formação da professora alfabetizadora do Norte e Centro-Oeste do Brasil como campo de conhecimento: os despropósitos entre a teoria e a prática
Palavras-chave:
Formação da Professora Alfabetizadora, Prática, Produção do ConhecimentoResumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar um diálogo sobre a formação continuada da professora alfabetizadora articulado com a produção do conhecimento das tendências pedagógicas implantadas no Brasil desde a vinda dos Jesuítas e que estão presentes nas práticas alfabetizadoras até os dias atuais, e os projetos de formação financiados pelo governo federal que permearam a história da formação continuada nas décadas de 1990 a 2017 no nosso país. Para tanto, nossa opção teórica circula entre as concepções humanizadoras e emancipadoras da educação e traz uma reflexão do momento vivido na pandemia da covid-19 entre os muros e telas das instituições escolares. As pesquisas aqui analisadas foram frutos de estudos de mestrado e atuação profissional para garantir um entrecruzamento de realidades das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, regiões que são tidas como periféricas, mas de uma grandeza de situações concretas para a reflexão de nossa educação brasileira, aqui priorizada na formação da professora alfabetizadora.
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