A formação da professora alfabetizadora do Norte e Centro-Oeste do Brasil como campo de conhecimento: os despropósitos entre a teoria e a prática

Autores

Palavras-chave:

Formação da Professora Alfabetizadora, Prática, Produção do Conhecimento

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar um diálogo sobre a formação continuada da professora alfabetizadora articulado com a produção do conhecimento das tendências pedagógicas implantadas no Brasil desde a vinda dos Jesuítas e que estão presentes nas práticas alfabetizadoras até os dias atuais, e os projetos de formação financiados pelo governo federal que permearam a história da formação continuada nas décadas de 1990 a 2017 no nosso país. Para tanto, nossa opção teórica circula entre as concepções humanizadoras e emancipadoras da educação e traz uma reflexão do momento vivido na pandemia da covid-19 entre os muros e telas das instituições escolares. As pesquisas aqui analisadas foram frutos de estudos de mestrado e atuação profissional para garantir um entrecruzamento de realidades das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, regiões que são tidas como periféricas, mas de uma grandeza de situações concretas para a reflexão de nossa educação brasileira, aqui priorizada na formação da professora alfabetizadora.

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Biografia do Autor

Regina Aparecida Marques de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal (2015) e Universidade Estadual Paulista/UNESP "Júlio de Mesquita Filho" em Marília. É professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, formação de professores/as, apropriação da cultura escrita, práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos e organização do trabalho pedagógico na educação da infância. Coordenou de 2013 a 2017 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC/UFMS/MEC em Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância-Teoria Histórico Cultura ? GEPLEI-THC/UFMS/CNPq. Coordenou o GT 07 Educação de crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED da Região Centro-Oeste (2014-2016). Foi representante Titular da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF na região Centro-Oeste (2018-2020). Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul (2018-2020). Coordenadora do Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste (2020-2022). Coordenadora do Curso de Pedagogia UFMS/campus de Três Lagoas.

Sonia Fátima Leal de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutoranda no Curso de Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CPTL Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Realizou uma pesquisa sobre a Implementação da BNCC da Educação Infantil pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal no ano de 2018, em parceria com o MEC. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Educação e Infância – Teoria Histórico-Cultural/GEPLEI - THC/CNPq.

Melba de Souza Guimarães, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialização -Lato Sensu em Gestão, Orientação e Supervisão no Ambiente Educacional, pela Faculdade Faro e Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Rondônia. No momento atua como gestora escolar numa unidade de ensino fundamental anos iniciais no município de Porto Velho RO.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Souza, R. A. M. de, de Souza, S. F. L., & Guimarães, M. de S. (2021). A formação da professora alfabetizadora do Norte e Centro-Oeste do Brasil como campo de conhecimento: os despropósitos entre a teoria e a prática. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 291–322. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6428

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO