Educação Sexual na Escola

uma abordagem necessária

Autores

Palavras-chave:

Educação, Violência Sexual, Escola, Proteção

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar um levantamento do estado da Arte relacionado à pesquisa intitulada “Projeto Político Pedagógico como partícipe no Enfrentamento à Violência Sexual Intrafamiliar contra a Criança e/o Adolescente na Escola Municipal do Campo no interior do Amazonas” a fim de identificar as principais características da produção acadêmica sobre o tema entre 2011 e 2021, bem como os desafios e possibilidades das escolas para tal ação. Para a seleção dos artigos utilizou-se a base de dados do Portal da Capes e Google Acadêmico. Foram encontrados 60 artigos, dentre os quais, 09 artigos constituíram-se na amostra dessa análise. Faz-se necessário entender e trabalhar a temática da educação sexual no ambiente escolar, ainda que seja desafiador, a escola tem um papel inegável na educação sexual dada a sua importância na prevenção de violências e na promoção da dignidade humana desde a infância. Diante das informações coletadas, verificamos nesses estudos como a temática tem sido abordada na escola. Após a análise dos artigos os resultados apontaram para o reconhecimento do compromisso da escola nesse enfrentamento, porém os profissionais não se sentem preparados e amparados para trabalhar a temática da educação sexual com os estudantes. Fica evidente que a educação sexual ainda é um tema inovador e que geram polêmicas em seu entorno. Apesar disso, a análise dos estudos inspira possibilidades de ação para que a educação sexual esteja presente nas políticas públicas educacionais, no currículo, na gestão e em toda prática educativa das escolas como ato de prevenção.

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Biografia do Autor

Liliane Castro de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia  pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da Secretaria Municipal de Educação do Município de Humaitá. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. 

Zilda Glaucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), do Curso de Pedagogia e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá, Amazonas.

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora e Mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).  Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, especialização em Educação Comunitária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES e Professora Co-orientadora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Univesidade Federal do Amazonas.

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Publicado

11/05/2023

Como Citar

Castro de Souza, L., Elias Franco, Z. G., & Fonseca de Oliveira Neri, J. (2023). Educação Sexual na Escola: uma abordagem necessária. Revista Práxis Pedagógica, 8(10), 1–17. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7120