Algumas reflexões sobre implicações dos Sistemas de Avaliação no Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Sistemas de Avaliação, Ensino de Matemática, Avaliação em Matemática, Revisão Literária

Resumo

O presente texto parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em desenvolvimento, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste artigo interessa-nos, refletir sobre as implicações que os sistemas de avaliações geram sobre as práticas dos professores que ensinam Matemática neste atual momento que transita a educação pública brasileira. A problemática assim se apresenta: Quais implicações das avaliações em larga escala na prática docente do professor que ensina Matemática estão presentes na literatura? Para responder esse questionamento, temos como objetivo, discutir acerca dos conceitos de avaliação externa de larga escala e de prática pedagógica de Matemática, buscando refletir/debater sobre permanências e conjecturas acerca desse objeto de pesquisa. Assumimos assim, uma metodologia qualitativa e de abordagem dialética, que prescreve das diversas mudanças e implicações do processo de avaliação, delineada por uma revisão literária acerca de uma perspectiva interpretativa, cuja intencionalidade é a produção de informações e reflexões sobre a temática. Os resultados enfatizam que as avaliações externas de larga escala já fazem parte da cultura escolar. Outro destaque, é que os resultados dessas avaliações externas não conseguem mensurar qualidade na educação se não levar em consideração contextos e fatores externos, contudo, por falta desse critério a relação é negativamente implicada, havendo a necessidade de uma aproximação entre os sistemas de avaliação e prática de ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Robert David Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/BA), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e também Graduado em Licenciatura Especifica em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Atualmente sou membro do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e atuo como Professor de Matemática e Coordenador Pedagógico na Rede Pública de Ensino do Município de Maracanaú-CE e como Professor de Matemática Temporário na Rede Estadual de Ensino do Ceará. Ainda, atuando como sócio-educador pesquisador no campo das vulnerabilidades sociais da juventude estudantil e nas reverberações sociais do cotidiano para o funcionamento da escola e de suas relações com a comunidade escolar. 

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fez Pós-Doutorado pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora associada D do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da UFRN, líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP), Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy(2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( IFESP) (2007-2008).

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Publicado

11/05/2023

Como Citar

Sousa, R., & Gutierre, L. (2023). Algumas reflexões sobre implicações dos Sistemas de Avaliação no Ensino de Matemática. Revista Práxis Pedagógica, 8(10), 18–36. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7138