Algumas reflexões sobre implicações dos Sistemas de Avaliação no Ensino de Matemática
Palavras-chave:
Sistemas de Avaliação, Ensino de Matemática, Avaliação em Matemática, Revisão LiteráriaResumo
O presente texto parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em desenvolvimento, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste artigo interessa-nos, refletir sobre as implicações que os sistemas de avaliações geram sobre as práticas dos professores que ensinam Matemática neste atual momento que transita a educação pública brasileira. A problemática assim se apresenta: Quais implicações das avaliações em larga escala na prática docente do professor que ensina Matemática estão presentes na literatura? Para responder esse questionamento, temos como objetivo, discutir acerca dos conceitos de avaliação externa de larga escala e de prática pedagógica de Matemática, buscando refletir/debater sobre permanências e conjecturas acerca desse objeto de pesquisa. Assumimos assim, uma metodologia qualitativa e de abordagem dialética, que prescreve das diversas mudanças e implicações do processo de avaliação, delineada por uma revisão literária acerca de uma perspectiva interpretativa, cuja intencionalidade é a produção de informações e reflexões sobre a temática. Os resultados enfatizam que as avaliações externas de larga escala já fazem parte da cultura escolar. Outro destaque, é que os resultados dessas avaliações externas não conseguem mensurar qualidade na educação se não levar em consideração contextos e fatores externos, contudo, por falta desse critério a relação é negativamente implicada, havendo a necessidade de uma aproximação entre os sistemas de avaliação e prática de ensino de Matemática.
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