Contextualização acerca do ensino da Língua Portuguesa e da linguagem escrita no Brasil
breves apontamentos históricos
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7517Palavras-chave:
ensino da escrita, língua portuguesa, era colonial, era imperial, era republicanaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as transformações ocorridas no ensino da língua portuguesa no Brasil, com foco no aprimoramento da escrita. Para isso, dividimos o estudo em três períodos: Era Colonial, Era Imperial e Era Republicana. A Era Colonial abrange o período de 1500 a 1822, durante o qual o ensino da escrita estava voltado à catequização pelos jesuítas, utilizando a língua Tupi. A Era Imperial, que compreende os anos de 1822 a 1889, é marcada pela Reforma Educacional de Couto Ferraz em 1854, que valorizou a língua portuguesa como língua oficial e introduziu a literatura nacional ao ensino. Por fim, a Era Republicana trouxe mudanças significativas no ensino da língua portuguesa, refletindo os movimentos românticos e a busca pela identidade nacional. O presente manuscrito consiste em um texto criado a partir de pesquisa bibliográfica com a intenção de apresentar um panorama histórico acerca do ensino da língua portuguesa no Brasil, com foco na linguagem escrita, com vistas a consubstanciar discussões contemporâneas sobre o tema. Ao final, sugere o trabalho com intervenções pedagógicas sobre a escrita com base no pressuposto histórico-cultural de consciência e controle.
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