Contextualização acerca do ensino da Língua Portuguesa e da linguagem escrita no Brasil

breves apontamentos históricos

Autores

Palavras-chave:

ensino da escrita, língua portuguesa, era colonial, era imperial, era republicana

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as transformações ocorridas no ensino da língua portuguesa no Brasil, com foco no aprimoramento da escrita. Para isso, dividimos o estudo em três períodos: Era Colonial, Era Imperial e Era Republicana. A Era Colonial abrange o período de 1500 a 1822, durante o qual o ensino da escrita estava voltado à catequização pelos jesuítas, utilizando a língua Tupi. A Era Imperial, que compreende os anos de 1822 a 1889, é marcada pela Reforma Educacional de Couto Ferraz em 1854, que valorizou a língua portuguesa como língua oficial e introduziu a literatura nacional ao ensino. Por fim, a Era Republicana trouxe mudanças significativas no ensino da língua portuguesa, refletindo os movimentos românticos e a busca pela identidade nacional. O presente manuscrito consiste em um texto criado a partir de pesquisa bibliográfica com a intenção de apresentar um panorama histórico acerca do ensino da língua portuguesa no Brasil, com foco na linguagem escrita, com vistas a consubstanciar discussões contemporâneas sobre o tema. Ao final, sugere o trabalho com intervenções pedagógicas sobre a escrita com base no pressuposto histórico-cultural de consciência e controle.

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Biografia do Autor

Andrirlei Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar (PPGEEProf/UNIR). Professora do EBTT permanente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO/RO).

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondonia

É Doutor e Mestre em Educação pela UFPel, tendo realizado estágio doutoral na Universität Siegen (Alemanha) e participado do III International Summer University for PhD Students na Moscow State University (Rússia). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel) e é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Tem pós-doutorado em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM. Atualmente, atua como Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde também está vinculado como Docente Permanente ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf). É líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, pelo o qual desenvolve, coordena e orienta estudos sobre formação de professores, Psicologia da Educação, Tecnologias Emergentes, atuação docente e desenvolvimento humano, tendo como referencial teórico basilar a Teoria Histórico-Cultural. Integra o Comitê Científico do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd, sendo o vice-coordenador deste GT na Regional Norte; e é o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIR. 

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Sousa, A. S. de, & Castro, R. F. de. (2023). Contextualização acerca do ensino da Língua Portuguesa e da linguagem escrita no Brasil: breves apontamentos históricos. Revista Práxis Pedagógica, 9, 222–236. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7517

Edição

Seção

Artigos