Formação Docente e Legislação

contextualização, desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

BNC - formação, educação, formação, legislação

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir sobre a Base Nacional Comum - Formação Continuada, buscando compreender o percurso da formação docente nos documentos legais, seus desafios e as possibilidades no contexto atual. Para tanto, faremos um estudo da Resolução do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a BNC-Formação Continuada, percorrendo os documentos oficiais: CF (1988), a LDB (1996), os RCNFD (1999), o PNE (2014), a BNCC (2017) e a BNC formação inicial e continuada (2020), buscando âncoras em autores como Tardif (2014), Nóvoa (1992), Freire (1991, 2007). Trata-se de um estudo de natureza documental e bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados dessa pesquisa resultaram na ampliação de nossa compreensão sobre a formação docente bem como sobre sua importância, reforçando ao professor a necessidade desse conhecimento para poder questionar, combater, contribuir, transformar sua ação.

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Biografia do Autor

Janaína Paula de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia - UECE/Itapipoca (2001). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UECE (2003); Em Gestão Escolar - Universidade de Santa Maria (2005) e Docência na Educação Infantil - UFC (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Francisca Deylane Pinheiro de Andrade, Universidade Estadual do Piauí - UEPI

Graduada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí. Especialista em gestão, supervisão com docência do ensino superior pela universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestranda no Programa de Pós- graduação em Educação Brasileira – UFC. Professora na rede municipal de Teresina

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor na École de Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris, na França, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Educação também pela UFC.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Sousa, J. P. de, Andrade, F. D. P. de, & Ribeiro , L. T. F. (2023). Formação Docente e Legislação: contextualização, desafios e possibilidades. Revista Práxis Pedagógica, 9, 113–127. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7626

Edição

Seção

Artigos