ChatGPT e a formação do professor de matemática
um ensaio sobre a prática didática
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7628Palavras-chave:
ChatGPT, ensino, aprendizagem, matemáticaResumo
As tecnologias digitais, com uso dos recursos da Inteligência Artificial (IA), estão cada dia mais evoluídas. O ChatGPT, como uma dessas ferramentas, tem ampliado acesso a usuários, e demanda da escola a busca de conhecimento por parte dos educadores, como forma de acompanhar e utilizar essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa premissa, buscou-se investigar o nível de acesso, conhecimento e prática docente dos recursos do ChatGPT, como uma das ferramentas de IA. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, com coleta de dados a partir da aplicação de um formulário junto a 38 professores de matemática de escolas do Ensino fundamental do Município de Fortaleza. Identificou-se que o acesso é amplo, porém, não tem sido utilizado buscas para maiores conhecimentos e práticas docentes, fatores que geram insegurança do professor em usar os recursos do ChatGPT nas aulas de matemática.
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