ChatGPT e a formação do professor de matemática

um ensaio sobre a prática didática

Autores

Palavras-chave:

ChatGPT, ensino, aprendizagem, matemática

Resumo

As tecnologias digitais, com uso dos recursos da Inteligência Artificial (IA), estão cada dia mais evoluídas. O ChatGPT, como uma dessas ferramentas, tem ampliado acesso          a usuários, e demanda da escola a busca de conhecimento por parte dos educadores, como forma de acompanhar e utilizar essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa premissa, buscou-se investigar o nível de acesso, conhecimento e prática docente dos recursos do ChatGPT, como uma das ferramentas de IA. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, com coleta de dados a partir da aplicação de um formulário junto a 38 professores de matemática de escolas do Ensino fundamental do Município de Fortaleza. Identificou-se que o acesso é amplo, porém, não tem sido utilizado buscas para maiores conhecimentos e práticas docentes, fatores que geram insegurança do professor em usar os recursos do ChatGPT nas aulas de matemática.

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Biografia do Autor

José César Ponte Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 Doutorando em Educação. Mestre em Economia Rural. Economista. Especialização em Educação do Campo. Atua nas áreas de pesquisa: desenvolvimento econômico, cooperativismo, jogos e gamificação, cultura digital maker, capital social, tecnologias digitais e     inteligência artificial à Educação.

Márcia Maria Siqueira Vieira, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga. Coordenadora Pedagógica da EM Professor Luiz Costa. Mestre em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora nas seguintes áreas: inteligência artificial aplicada à Educação e Práticas Educacionais.

Tânia Maria Rodrigues da Silva, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga. Professora. Especialista em Educação Matemática. Mestranda em Ciências e  Matemática. Pesquisadora nas seguintes áreas: inteligência artificial aplicada à Educação e Práticas Educacionais.

José Rogério Santana, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Moreira, J. C. P., Vieira, M. M. S., Silva, T. M. R. da, & Santana, J. R. (2023). ChatGPT e a formação do professor de matemática: um ensaio sobre a prática didática. Revista Práxis Pedagógica, 9, 203–221. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7628

Edição

Seção

Artigos