Desafios da docência no ensino fundamental em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7630Palavras-chave:
prática pedagógica, pandemia, estratégias de ensinoResumo
Este trabalho consistiu em conhecer os desafios da prática pedagógica para ensinar os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais em tempos de pandemia da Covid-19 no município de Tauá-Ceará. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, através de pesquisa de campo. Participaram dessa investigação seis professoras da Educação Básica que exerceram suas funções docentes durante o contexto pandêmico. Para a produção das informações aplicamos um questionário e realizamos a análise de conteúdo dos significados das experiências das docentes. Os resultados da análise das informações demonstraram que o período pandêmico evidenciou as desigualdades sociais e educacionais, necessitando de políticas públicas de acesso, participação e permanência dos alunos, melhoria das condições de trabalho dos profissionais docentes, bem como de formação continuada de professores. As experiências vividas pelas docentes durante o período da pandemia, permitiu que as professoras aprendessem com o que estavam fazendo por meio dos saberes proporcionados pela experiência do ensino remoto.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhos em Educação. Trabalho docente em tempos de pandemia: Relatório Técnico. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed. Fortaleza: Liber Livro, 2014.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 1989.
GONÇALVES, Júnior Leandro; PESCE, Lucila. Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, p. 40-52, 2021.
KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 2012. p. 127-147.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 11-45.
MONTEIRO, Sandralena da Silva. (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da covid-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-254, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552. Acesso em: 10 jan. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, 2020.
SOUZA, Maria Eduarda Iglésias Berardo de; NOVAES, Nathaly Maria Ferreira; ZIRPOLI, Bianca Berardo. O Impacto da Pandemia por Covid-19 na Saúde Mental dos Professores: revisão sistemática da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde, [S.l.], 2021. Disponível em: https://tcc.fps.edu.br/jspui/handle/fpsrepo/1158. Acesso em: 22 jan. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHUTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. p. 139-153.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.