Desafios da docência no ensino fundamental em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

prática pedagógica, pandemia, estratégias de ensino

Resumo

Este trabalho consistiu em conhecer os desafios da prática pedagógica para ensinar os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais em tempos de pandemia da Covid-19 no município de Tauá-Ceará. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, através de pesquisa de campo. Participaram dessa investigação seis professoras da Educação Básica que exerceram suas funções docentes durante o contexto pandêmico. Para a produção das informações aplicamos um questionário e realizamos a análise de conteúdo dos significados das experiências das docentes. Os resultados da análise das informações demonstraram que o período pandêmico evidenciou as desigualdades sociais e educacionais, necessitando de políticas públicas de acesso, participação e permanência dos alunos, melhoria das condições de trabalho dos profissionais docentes, bem como de formação continuada de professores. As experiências vividas pelas docentes durante o período da pandemia, permitiu que as professoras aprendessem com o que estavam fazendo por meio dos saberes proporcionados pela experiência do ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Rodrigues Martins

Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Especialista em Docência e Prática de Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE; Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professora efetiva na rede municipal do Crato.

Kélvia Jácome de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; Zootecnista pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do IFCE Campus Tauá.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhos em Educação. Trabalho docente em tempos de pandemia: Relatório Técnico. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed. Fortaleza: Liber Livro, 2014.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 1989.

GONÇALVES, Júnior Leandro; PESCE, Lucila. Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, p. 40-52, 2021.

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 2012. p. 127-147.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 11-45.

MONTEIRO, Sandralena da Silva. (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da covid-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-254, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552. Acesso em: 10 jan. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, 2020.

SOUZA, Maria Eduarda Iglésias Berardo de; NOVAES, Nathaly Maria Ferreira; ZIRPOLI, Bianca Berardo. O Impacto da Pandemia por Covid-19 na Saúde Mental dos Professores: revisão sistemática da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde, [S.l.], 2021. Disponível em: https://tcc.fps.edu.br/jspui/handle/fpsrepo/1158. Acesso em: 22 jan. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHUTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. p. 139-153.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Martins, E. R., & Castro, K. J. de. (2023). Desafios da docência no ensino fundamental em tempos de pandemia. Revista Práxis Pedagógica, 9, 128–144. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7630

Edição

Seção

Artigos