Educação especial
o trabalho da equipe multiprofissional do núcleo educacional de apoio psicopedagógico
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7632Palavras-chave:
equipe multiprofissional, educação especial, inclusão, equidadeResumo
Este artigo objetiva compreender o funcionamento do trabalho da equipe multiprofissional do Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico (NEAP) em Mombaça-CE-Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo e estudo de caso adotou caminhos investigativos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais do equipamento (psicopedagogas, pedagoga e acompanhante terapêutica). Os resultados demonstraram que os servidores adotam meios de planejamento colaborativo, refletindo sobre suas ações enfatizadas na eficácia das suas intervenções de modo a incluir crianças e adolescentes com deficiências. Ressalta-se, ainda, a importância da equipe multiprofissional no contexto da Educação Especial por trabalhar cooperativamente entre profissionais de diferentes áreas para promover o desenvolvimento de sujeitos com deficiência.
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