Educação especial

o trabalho da equipe multiprofissional do núcleo educacional de apoio psicopedagógico

Autores

Palavras-chave:

equipe multiprofissional, educação especial, inclusão, equidade

Resumo

Este artigo objetiva compreender o funcionamento do trabalho da equipe multiprofissional do Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico (NEAP) em Mombaça-CE-Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo e estudo de caso adotou caminhos investigativos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais do equipamento (psicopedagogas, pedagoga e acompanhante terapêutica). Os resultados demonstraram que os servidores adotam meios de planejamento colaborativo, refletindo sobre suas ações enfatizadas na eficácia das suas intervenções de modo a incluir crianças e adolescentes com deficiências. Ressalta-se, ainda, a importância da equipe multiprofissional no contexto da Educação Especial por trabalhar cooperativamente entre profissionais de diferentes áreas para promover o desenvolvimento de sujeitos com deficiência.

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Biografia do Autor

Tiziana Ailin Alasá, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia, Letras-Espanhol e Pós-graduada em Gestão Escolar, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico - NEAP, Pós-graduanda em Educação Infantil, Educação Inclusiva e Diversidade e Transtorno do Espectro Autista, pela Faculdade de Quixeramobim – UNIQ.

 

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo

Pós-Doutora e Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memória e Oralidade UECE/CNPq.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Alasá, T. A., & Araújo, H. de L. M. R. (2023). Educação especial: o trabalho da equipe multiprofissional do núcleo educacional de apoio psicopedagógico. Revista Práxis Pedagógica, 9, 55–69. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7632

Edição

Seção

Artigos