Educador especial no RN, afinal, quem é esse profissional da educação inclusiva?

Autores

Palavras-chave:

educador especial, educação inclusiva, educação do Rio Grande do Norte, bi docência

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as percepções do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar, a fim de investigar a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através dos instrumentos de questionário e entrevista realizado com 52 educadores especiais e a coordenadora da Suesp/RN. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas no processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam. Portanto, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados os esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção da aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial no RN.

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Biografia do Autor

Aysllane Junie Pessoa da Cunha, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte -UFRN

Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, com ênfase na linha de Educação e Inclusão em Contextos Escolares. Atualmente é professora substituta do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp-UFRN).

Géssica Fabiely Fonseca, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte -UFRN

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Cunha, A. J. P. da, & Fonseca, G. F. (2023). Educador especial no RN, afinal, quem é esse profissional da educação inclusiva?. Revista Práxis Pedagógica, 9, 37–54. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7633

Edição

Seção

Artigos