O pensamento algébrico no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

pensamento algébrico, sequências repetitivas, padrões, regularidades

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar estratégias de mediação para o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças do primeiro ano do ensino fundamental em escola pública municipal de Fortaleza (CE). A metodologia é qualitativa. Os sujeitos são 22 alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se a observação e gravação de vídeos das aulas de matemática. O trabalho se desenvolveu a partir de um projeto com objetivos alinhados à unidade temática Álgebra. As atividades utilizaram materiais concreto e lúdico, propondo sequências repetitivas de modo a se observar padrões e regularidades. Algumas crianças perceberam logo, outras demoraram para perceber regularidades e fazer generalizações. Considera-se que a mediação possibilitou aos alunos a organização do pensamento a partir de material manipulável e que as aulas despertaram o interesse dos mesmos resultando na elaboração de hipóteses sobre padrões e explicação dos critérios estabelecidos para completar as sequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará e Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

Maria José Costa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da disciplina de Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC). ). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC. Líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - (G-TERCOA/CNPq). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID/UFC).

Francisco Gonçalves de Sousa Filho, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciando em Letras – UNINTER. Atualmente, é professor na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

Referências

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei. Acesso em: 30 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BLANTON, Maria L. Algebra and the elementary classroom: transforming thinking, transforming practice. Portsmouth: Heinemann, 2008.

CAMARGO, Giancarla Giovanelli de et al. Um corpo que fala: o lúdico e a imaginação na infância. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida (orgs.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação matemática, 2018. Disponível em: http://Odesenvolvimentodopensamentofinal.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

KAPUT, James J. Teaching and learning a new algebra with understanding. In: FENNEMA, E.; ROMBERG, T. (orgs.). Mathematics classrooms that promote understanding. Mahwah: Erlbaum, 1999. p. 133-155.

LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2010.

MENEZES, Eliziete Nascimento de. Jogos educativos para a alfabetização. Curitiba: Appris, 2019.

MENEZES, Eliziete Nascimento de. Memórias de uma caminhada: na trilha da matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) -Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

MENEZES, Eliziete Nascimento; SOUSA FILHO, Francisco Gonçalves de. Vivência de autoavaliação em uma turma do ciclo de alfabetização. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental I: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Menezes, E. N. de, Santos, M. J. C. dos, & Sousa Filho, F. G. de. (2023). O pensamento algébrico no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Práxis Pedagógica, 9, 189–202. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7635

Edição

Seção

Artigos