O pensamento algébrico no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7635Palavras-chave:
pensamento algébrico, sequências repetitivas, padrões, regularidadesResumo
O objetivo deste estudo é apresentar estratégias de mediação para o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças do primeiro ano do ensino fundamental em escola pública municipal de Fortaleza (CE). A metodologia é qualitativa. Os sujeitos são 22 alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se a observação e gravação de vídeos das aulas de matemática. O trabalho se desenvolveu a partir de um projeto com objetivos alinhados à unidade temática Álgebra. As atividades utilizaram materiais concreto e lúdico, propondo sequências repetitivas de modo a se observar padrões e regularidades. Algumas crianças perceberam logo, outras demoraram para perceber regularidades e fazer generalizações. Considera-se que a mediação possibilitou aos alunos a organização do pensamento a partir de material manipulável e que as aulas despertaram o interesse dos mesmos resultando na elaboração de hipóteses sobre padrões e explicação dos critérios estabelecidos para completar as sequências.
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