Planejamento colaborativo e inclusivo

uma prática nas escolas municipais de Fortaleza

Autores

Palavras-chave:

educação especial, educação inclusiva, planejamento colaborativo

Resumo

Numa sociedade cada vez mais diversificada, é imperativo que as escolas se adaptem para serem espaços inclusivos, onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam se desenvolver plenamente. Isso envolve uma mudança de perspectiva sobre como encaramos as necessidades específicas de aprendizado. O planejamento colaborativo surge, nesse contexto, como uma estratégia essencial para a implementação de práticas educativas inclusivas. Assim objetivamos identificar as políticas educacionais, práticas e ações concretas que podem melhorar a eficácia e implementação do planejamento colaborativo na educação especial na perspectiva inclusiva. Destarte, o presente estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa (Minayo,2001), articulando a revisão bibliográfica, estudo de caso e análise documental para uma compreensão do estudo. Concluímos que o ensino colaborativo representa um avanço significativo no caminho da inclusão educacional, promovendo a valorização da diversidade, a superação das barreiras com equidade, em constante construção para o desenvolvimento pleno dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Dantas Bezerra Mendes, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Mestranda em Ciências da Educação - World University Ecumenical, especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Ceará, Pedagoga e professora da rede municipal de Fortaleza desde 2001, atualmente atuando como professora de Sala de Recursos Multifuncional

Ana Alice Coutinho de Araújo, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú, Especialista em Neuropsicopedagogia: Transtornos Escolares e Práticas Inclusivas pela Faculdade do Maciço de Baturité, professora da rede municipal de Fortaleza desde 2016.

Gláucia da Silva Pessoa Amâncio, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú, Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Gestão Escolar, Área de Conhecimento: Ciências Humanas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente supervisora Escolar da rede municipal de Fortaleza desde 2006

Olívia Coelho da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira-UFC Graduação em Pedagogia-UFC. Integrante do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Linguagens - GPeL (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/.  Professora da rede municipal de Fortaleza -Atendimento Educacional Especializado -AEE.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 02 jun. 2023.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, setembro/2007. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-digital/convencao-direitos-pessoas-deficiencia-comentada.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Presidência da República, [2008a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

BRASIL. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília: Ministério da Educação, [2008b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/documentos-pdf/428-diretrizes-publicacao. Acesso em: 02 jun. 2023.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: Presidência da República, [2015]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília: Presidência da República, [2019]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

FANTACINI, Renata Andrea Fernandes; DIAS, Tarcia Regina da Silveira. Ensino colaborativo: a percepção dos professores do AEE de uma rede municipal de ensino. Camine: Caminhos da Educação, Franca, v. 7, n. 2, p. 89-102, 2015. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1354/1532. Acesso em: 22 jul. 2023.

FORTALEZA. A Educação Inclusiva na Rede Municipal de ensino de Fortaleza: um olhar para todos - Orientações para profissionais da educação. Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação – SME, 2022. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7716:acesse-as-orienta%C3%A7%C3%B5es-para-o-2%C2%BA-encontro-pedag%C3%B3gico-de-2022&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 12 jul. 2023.

FORTALEZA. Orientações pedagógicas para educação inclusiva e diversidade. Secretaria Municipal de Educação SME, 2023. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8550:sme-divulga-documentos-de-orienta%C3%A7%C3%B5es-pedag%C3%B3gicas-para-o-ano-letivo-2023&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 17 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo2001.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos; CASTRO, Mariana Cunha; RIBEIRO, Renata Rosa Russo P. C.; LUNA, Sarah Bezerra. O transtorno do espectro autista e as relações de saber, prática e formação docente. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21751. Acesso em: 14 jul. 2023.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SILVA, Rossicleide Santos da; VILARONGA, Carla Ariela Rios. Colaboração entre professores do ensino comum e especial em um município paraense. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p.1-20, 2021. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4147/1139. Acesso em: 01 ago. 2023.

SOUSA, Daiane Roberta de; SILVA, Roberta Natália da; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Educação, Batatais, v. 6, n. 3, p. 91-105, jul./dez. 2016. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=/upload/cms/revista/sumarios/466.pdf&arquivo=sumario5.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Mendes, D. D. B., Araújo, A. A. C. de, Amâncio, G. da S. P., & Silva, O. C. da. (2023). Planejamento colaborativo e inclusivo: uma prática nas escolas municipais de Fortaleza. Revista Práxis Pedagógica, 9, 70–86. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7636

Edição

Seção

Artigos