Planejamento colaborativo e inclusivo
uma prática nas escolas municipais de Fortaleza
Palavras-chave:
educação especial, educação inclusiva, planejamento colaborativoResumo
Numa sociedade cada vez mais diversificada, é imperativo que as escolas se adaptem para serem espaços inclusivos, onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam se desenvolver plenamente. Isso envolve uma mudança de perspectiva sobre como encaramos as necessidades específicas de aprendizado. O planejamento colaborativo surge, nesse contexto, como uma estratégia essencial para a implementação de práticas educativas inclusivas. Assim objetivamos identificar as políticas educacionais, práticas e ações concretas que podem melhorar a eficácia e implementação do planejamento colaborativo na educação especial na perspectiva inclusiva. Destarte, o presente estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa (Minayo,2001), articulando a revisão bibliográfica, estudo de caso e análise documental para uma compreensão do estudo. Concluímos que o ensino colaborativo representa um avanço significativo no caminho da inclusão educacional, promovendo a valorização da diversidade, a superação das barreiras com equidade, em constante construção para o desenvolvimento pleno dos discentes.
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