Problematizando o ensino de frações em diferentes tempos
um relato de experiência com ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7637Palavras-chave:
frações, história da educação matemática, oficinaResumo
A autora doutoranda e sua orientadora relatam uma experiência como oficineiras em uma turma de pedagogia, do Universidade do estado do Rio de Janeiro, realizado durante o primeiro e segundo semestre de 2022, com o objetivo de proporcionar aos participantes ferramentas teóricas possibilitando uma atuação profissional mais crítica, baseada em memórias de práticas. As pesquisadoras atuam no campo da História da Educação Matemática e utilizam o referencial teórico-metodológico desenvolvido por historiadores da educação, mobilizando as categorias de análises propostas por Hofstetter e Schneuwly (2017). A oficina foi produzida e aplicada com o intuito de caracterizar as abordagens didáticas para o ensino de frações em diferentes tempos. O resultado apontou para as lacunas de aprendizagem dos futuros docentes em relação aos diferentes conceitos de frações e a falta de uma problematização sobre o tema. Apesar disso, as pesquisadoras consideram a experiência positiva, pois proporcionou um espaço de reflexão e problematização, permitindo aos participantes superar seus desafios de aprendizagem em relação ao conceito de fração e refletir sobre suas futuras práticas.
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Referências
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