Problematizando o ensino de frações em diferentes tempos

um relato de experiência com ensino superior

Autores

Palavras-chave:

frações, história da educação matemática, oficina

Resumo

A autora doutoranda e sua orientadora relatam uma experiência como oficineiras em uma turma de pedagogia, do Universidade do estado do Rio de Janeiro, realizado durante o primeiro e segundo semestre de 2022, com o objetivo de proporcionar aos participantes ferramentas teóricas possibilitando uma atuação profissional mais crítica, baseada em memórias de práticas. As pesquisadoras atuam no campo da História da Educação Matemática e utilizam o referencial teórico-metodológico desenvolvido por historiadores da educação, mobilizando as categorias de análises propostas por Hofstetter e Schneuwly (2017). A oficina foi produzida e aplicada com o intuito de caracterizar as abordagens didáticas para o ensino de frações em diferentes tempos. O resultado apontou para as lacunas de aprendizagem dos futuros docentes em relação aos diferentes conceitos de frações e a falta de uma problematização sobre o tema. Apesar disso, as pesquisadoras consideram a experiência positiva, pois proporcionou um espaço de reflexão e problematização, permitindo aos participantes superar seus desafios de aprendizagem em relação ao conceito de fração e refletir sobre suas futuras práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Rodrigues Caputo , Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada em Matemática e Mestra em Educação Matemática pela UFJF. Doutoranda em Educação na UERJ. Professora da Educação Básica na SEE-MG. Integrante do grupo de pesquisa GHEMAT- UERJ. Coordenadora do coletivo CEEM-JF. 1ª Secretária da SBEM-MG.

Denise Medina de Almeida França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada em Matemática pela UFRJ, graduada em Pedagogia pela UNIBAN SP, Mestra em Educação Matemática pela PUC-SP e Doutora em Educação pela USP. Professora na UERJ. Pesquisadora do NEPHE -UERJ e do GHEMAT- Brasil. Coordenadora do GHEMAT-Rio

Referências

CAPUTO, Débora Rodrigues. O Saber Desenho no ensino primário a partir das Revistas do Ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

GUIMARÃES, Marcos Denilson; SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da; FRANÇA, Denise Medina. Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Revista Educação em Questão, v. 58, p. 1-22, 2020.

HOFSTETTER, Rita; SCHENEUWLY, Wagner Rodrigues. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LEME DA SILVA, Maria Célia; VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013.

MORAIS, Rosilda dos Santos; BERTINI, Luciane De Fátima; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática do Ensino de Frações: do século XIX a BNCC. São Paulo: L F Editorial, 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2, p. 28-49, 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Caputo, D. R., & França, D. M. de A. (2023). Problematizando o ensino de frações em diferentes tempos: um relato de experiência com ensino superior . Revista Práxis Pedagógica, 9, 176–188. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7637

Edição

Seção

Artigos