Sentidos de protagonismo juvenil no novo ensino médio

um estado do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

política educacional, atuação juvenil, contexto

Resumo

O trabalho objetiva inventariar produções acadêmicas ligadas à política do Novo Ensino Médio e ao protagonismo juvenil, buscando uma visualização do que têm circulado no meio acadêmico sobre os temas. A metodologia parte do estado do conhecimento, utilizando as bases de dados da BDTD e da CAPES. Foram analisados oito trabalhos, entre teses e dissertações, produzidas no recorte temporal de 2016 a 2022. No referencial teórico, utilizamos autores que trabalham com uma perspectiva descentrada dos conceitos, destacada por não permitir que estes sejam percebidos de forma concreta e estruturada. Após a seleção, foram realizados apontamentos acerca das problemáticas, das teorias, das metodologias, dos resultados e do que cada autor trata como protagonismo juvenil. Concluiu-se que o conceito de protagonismo juvenil está suscetível a mudanças a partir da perspectiva em que se conceitua. Por fim, não há uma concepção única de protagonismo juvenil, mas há diferentes sentidos que lhe são atribuídos.

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Biografia do Autor

Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN); Graduada em Pedagogia (UERN); Bolsista CAPES; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPp).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação (UFPB); Pós-doutor em Educação (UERJ); Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação; Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN); Coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq).

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Silva, F. S. M. da, & Santos, J. M. C. T. (2023). Sentidos de protagonismo juvenil no novo ensino médio: um estado do conhecimento. Revista Práxis Pedagógica, 9, 160–175. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7638

Edição

Seção

Artigos