Sentidos de protagonismo juvenil no novo ensino médio
um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7638Palavras-chave:
política educacional, atuação juvenil, contextoResumo
O trabalho objetiva inventariar produções acadêmicas ligadas à política do Novo Ensino Médio e ao protagonismo juvenil, buscando uma visualização do que têm circulado no meio acadêmico sobre os temas. A metodologia parte do estado do conhecimento, utilizando as bases de dados da BDTD e da CAPES. Foram analisados oito trabalhos, entre teses e dissertações, produzidas no recorte temporal de 2016 a 2022. No referencial teórico, utilizamos autores que trabalham com uma perspectiva descentrada dos conceitos, destacada por não permitir que estes sejam percebidos de forma concreta e estruturada. Após a seleção, foram realizados apontamentos acerca das problemáticas, das teorias, das metodologias, dos resultados e do que cada autor trata como protagonismo juvenil. Concluiu-se que o conceito de protagonismo juvenil está suscetível a mudanças a partir da perspectiva em que se conceitua. Por fim, não há uma concepção única de protagonismo juvenil, mas há diferentes sentidos que lhe são atribuídos.
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