Abertura ao diálogo e a adaptações
corresponsabilidade na construção dos caminhos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7659Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projeto, diálogo, colaboraçãoResumo
O processo de elaboração de planos de ensino e de planos de aula integram a vida docente: exigem dedicação, pesquisa e organização para atender necessidades de tempo e contexto. O objetivo deste relato é destacar a importância da abertura ao diálogo e da flexibilidade na condução de um percurso de aprendizagem planejado. Além disso, busca- se demonstrar como a aprendizagem baseada em projetos pode promover intervenções colaborativas e corresponsabilidade entre docentes e discentes no alcance de resultados educacionais. Metodologia: A descrição da prática sustenta-se numa experiência de aprendizagem baseada em projetos. Nessa abordagem, os estudantes têm liberdade de fazer escolhas, pesquisar e colaborar na construção de partes integrantes de um todo. A metodologia inclui uma série de atividades que enfocam a aprendizagem, exigindo um feedback ativo por parte do professor e a criação de produções conectadas com o contexto real dos educandos. Conclusão: Os resultados apontam para a validade da adequação do planejamento a partir da realidade da turma, o que se viabiliza por meio de uma condução dialógica de etapas de trabalho delineadas, mas não fechadas à dinâmica viva que marca os processos de ensino-aprendizagem.
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Referências
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