Abertura ao diálogo e a adaptações

corresponsabilidade na construção dos caminhos de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em projeto, diálogo, colaboração

Resumo

O processo de elaboração de planos de ensino e de planos de aula integram a vida docente: exigem dedicação, pesquisa e organização para atender necessidades de tempo e contexto. O objetivo deste relato é destacar a importância da abertura ao diálogo e da flexibilidade na condução de um percurso de aprendizagem planejado. Além disso, busca- se demonstrar como a aprendizagem baseada em projetos pode promover intervenções colaborativas e corresponsabilidade entre docentes e discentes no alcance de resultados educacionais. Metodologia: A descrição da prática sustenta-se numa experiência de aprendizagem baseada em projetos. Nessa abordagem, os estudantes têm liberdade de fazer escolhas, pesquisar e colaborar na construção de partes integrantes de um todo. A metodologia inclui uma série de atividades que enfocam a aprendizagem, exigindo um feedback ativo por parte do professor e a criação de produções conectadas com o contexto real dos educandos. Conclusão: Os resultados apontam para a validade da adequação do planejamento a partir da realidade da turma, o que se viabiliza por meio de uma condução dialógica de etapas de trabalho delineadas, mas não fechadas à dinâmica viva que marca os processos de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Cláudia Bellanda Pegini , Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Letras - UEM (1994); Mestre em Letras - UEL (1999) e Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá -UEM (2021) na área de Estudos Literários (Literatura e Historicidade).

Referências

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Pegini , C. B. (2023). Abertura ao diálogo e a adaptações: corresponsabilidade na construção dos caminhos de aprendizagem. Revista Práxis Pedagógica, 9, 145–159. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7659

Edição

Seção

Artigos