A representação social de professores alfabetizadores de Fortaleza-CE sobre a escrita acadêmica

Autores

Palavras-chave:

escrita acadêmica, representação, professoras alfabetizadoras

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a representação de professores alfabetizadores de escolas públicas municipais sobre a escrita acadêmica. A construção teórica parte da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1976; 1988; 2001; 2003) até os conceitos de objetivação e ancoragem abordados por Jodelet (2001) e Doise (2001). Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada com cinco professoras da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE. Os resultados apontaram que as professoras representam a escrita acadêmica como um objeto distante, estruturado e desejado. Objetivam-na como algo distante da prática docente. Para esses sujeitos, a escrita acadêmica contém uma estrutura e conhecê-la é essencial para se familiarizar com os gêneros acadêmicos. Destacou-se o desejo de buscar conhecimento, e ainda, de aliar sua escrita ao que é vivenciado na prática. Essa autoimagem de professoras desejantes por saber e escrever, se unifica com a vaidade, orgulho e satisfação pessoal representados pela escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Elaine Vieira de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia, é professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza e atua no ciclo de alfabetização.

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Pedagogo pela UVA. Mestre e Doutor em Educação pela UFC, onde também é professor e pesquisador do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Realizou dois Estágios Pós-Doutorais em Educação: o primeiro, em 2015, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), e o segundo, em 2016, com financiamento da CAPES pela Universidade da Califórnia - Santa Barbara (UCSB/USA), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman.

Maria Esteviane Lima Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Estudante de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Almeida, E. V. de, Dieb, M. H., & Castro, M. E. L. (2023). A representação social de professores alfabetizadores de Fortaleza-CE sobre a escrita acadêmica. Revista Práxis Pedagógica, 9, 284–299. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7661

Edição

Seção

Artigos