Novos olhares para geografia escolar
currículo e experiências docentes na educação básica
Palavras-chave:
ensino de geografia, experiências docentes, práticas pedagógicasResumo
Durante muitas décadas a Geografia escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado se faz necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido buscamos como objetivo deste trabalho: apresentar as experiências docentes no Ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas durante 2020-2022, Fortaleza, Ceará. Utilizamos levantamento bibliográfico e a observação participante na construção deste artigo. A abordagem desta pesquisa tem caráter qualitativo, já que haverá dados exploratórios e estratégias de aproximação com a realidade. Os resultados serão apresentados através de imagens e palavras, abordando os conteúdos de Geografia de uma forma mais crítica, criativa e reflexiva e levando em consideração as experiências vividas na prática da sala de aula. Conclui-se, na condição de professora-pesquisadora que atua na rede pública, que o Ensino de Geografia, a partir de práticas pedagógicas criativas e reflexivas e que se cruzam interdisciplinarmente, é de suma importância na relação do ensinar e aprender.
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