Novos olhares para geografia escolar

currículo e experiências docentes na educação básica

Autores

Palavras-chave:

ensino de geografia, experiências docentes, práticas pedagógicas

Resumo

Durante muitas décadas a Geografia escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado se faz necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido buscamos como objetivo deste trabalho: apresentar as experiências docentes no Ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas durante 2020-2022, Fortaleza, Ceará. Utilizamos levantamento bibliográfico e a observação participante na construção deste artigo. A abordagem desta pesquisa tem caráter qualitativo, já que haverá dados exploratórios e estratégias de aproximação com a realidade. Os resultados serão apresentados através de imagens e palavras, abordando os conteúdos de Geografia de uma forma mais crítica, criativa e reflexiva e levando em consideração as experiências vividas na prática da sala de aula. Conclui-se, na condição de professora-pesquisadora que atua na rede pública, que o Ensino de Geografia, a partir de práticas pedagógicas criativas e reflexivas e que se cruzam interdisciplinarmente, é de suma importância na relação do ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Cintielena Holanda Costa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, CE

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestra em Ensino e Formação Docente - UNILAB/IFCE; Professora de Geografia; Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Raimunda Felix, Fortaleza-CE.

Danielle Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Quixadá (IFCE). Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016), Mestrado pelo Programa Regional de Pós-graduação em
Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFC (2008) e é Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006 e 2010). Atualmente é Coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia, Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica em Geografia, Vice coordenadora do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas (NEABI) e secretária da Comissão Local de Heteroidentificação do IFCE, campus de Quixadá. Nos últimos anos atuou como avaliadora das obras de Geografia e interdisciplinares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Costa, C. H., & Silva, D. R. da. (2023). Novos olhares para geografia escolar: currículo e experiências docentes na educação básica. Revista Práxis Pedagógica, 9, 251–269. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7662

Edição

Seção

Artigos