Curricularização da extensão na disciplina de educação e relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7671Palavras-chave:
curricularização da extensão, relações étnico-raciais, pedagogiaResumo
Este artigo objetiva analisar as atividades de curricularização da extensão na disciplina de Educação e Relações Étnico-Raciais do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará. A disciplina foi ministrada no semestre de 2023.1 em três turmas diferentes, que desenvolveram atividades extensionistas na escola de Ensino Fundamental Elze Lima Verde, em Iguatu, Ceará. O estudo adota uma abordagem qualitativa descritiva, analisando a extensão da sensibilização das questões étnico-raciais numa proposta antirracista em atendimento à lei n° 10.639/2003. Os resultados demonstram que as atividades foram eficazes na promoção da sensibilização das questões étnico-raciais, oportunizando um ambiente propício para a reflexão e o aprendizado das crianças, além de contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e engajados para uma educação antirracista. A curricularização da extensão revelou-se uma estratégia eficaz na formação acadêmica antirracista dos futuros pedagogos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, José Douglas de Abreu. Construção e partilha do conhecimento em educação especial: uma proposta de atividade de extensão. In: CUNHA, Juliene Rezende et al. (org.). Atividades de extensão inseridas no currículo: contribuições sobre o fazer pedagógico. Recife: Edupe, 2022. p. 143-155.
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECADI/MEC, 2004.
BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 10 jan. 2003, Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 mar. 2008, Seção 1, p. 1.
FORDE, Gustavo Henrique Araújo. A questão racial e a luta do movimento negro na educação: da esfera pública à agenda estatal. In: CAPRINI, Aldieris Braz Amorim (org.). Educação e diversidade étnico-racial. São Paulo: Paco Editorial, 2016. p. 1-136.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade Étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19971. Acesso em: 28 set. 2023.
GOMES, Nilma Lino. A força educativa e emancipatória do Movimento Negro em tempos de fragilidade democrática. Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 361-371, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49715. Acesso em: 28 set. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; COSTA, Elisangela André da Silva; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação para relações étnico-raciais na constituição curricular da Licenciatura em Química no Ceará: que cor tem a formação de professores(as)? Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 33, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4715. Acesso em: 28 set. 2023.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto Gomes; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Eduardo Vinicius Mota E. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 41, n. 4. p. 412-418, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004. Acesso em: 28 set. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Resolução nº 4476, de 11 de novembro de 2019. Estabelece os procedimentos pedagógicos e administrativos da inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da UECE. Disponível em: http://www.uece.br/wpcontent/uploads/2019/12/RES-4476-CEPE.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Guia de curricularização das ações de extensão dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Elaboração e Coordenação Editorial: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.