Curricularização da extensão na disciplina de educação e relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

curricularização da extensão, relações étnico-raciais, pedagogia

Resumo

Este artigo objetiva analisar as atividades de curricularização da extensão na disciplina de Educação e Relações Étnico-Raciais do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará. A disciplina foi ministrada no semestre de 2023.1 em três turmas diferentes, que desenvolveram atividades extensionistas na escola de Ensino Fundamental Elze Lima Verde, em Iguatu, Ceará. O estudo adota uma abordagem qualitativa descritiva, analisando a extensão da sensibilização das questões étnico-raciais numa proposta antirracista em atendimento à lei n° 10.639/2003. Os resultados demonstram que as atividades foram eficazes na promoção da sensibilização das questões étnico-raciais, oportunizando um ambiente propício para a reflexão e o aprendizado das crianças, além de contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e engajados para uma educação antirracista. A curricularização da extensão revelou-se uma estratégia eficaz na formação acadêmica antirracista dos futuros pedagogos.

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Biografia do Autor

José Douglas de Abreu Aráujo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Estadual do Ceará.

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq), do Grupo de Pesquisa em Educação, Letras e Linguística (GPEL/IFCE-Iguatu/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Universitátis (FaE/UFMG/CNPq).

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Aráujo, J. D. de A., & Silva, W. D. A. da. (2023). Curricularização da extensão na disciplina de educação e relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia. Revista Práxis Pedagógica, 9, 13–24. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7671

Edição

Seção

Artigos