Ensino de LIBRAS entre alunos surdos e ouvintes

uma comunicação possível

Autores

Palavras-chave:

comunicação, interação, inclusão, aprendizado

Resumo

A inclusão de pessoas surdas na sociedade decorre de como as relações interacionais e comunicativas acontecem no meio oralizado. O presente relato de experiência baseia-se na comunicação e aprendizado entre alunos surdos e ouvintes de uma Escola Estadual do Amapá. O Objetivo é demonstrar por meio de uma experiência vivenciada com alunos do Ensino Fundamental II que é possível uma comunicação eficaz através da Língua Brasileira de sinais (LIBRAS) quando existe atores dedicados em uma sala de aula inclusiva, sendo o trabalho do professor o elemento acionador para esta educação. Fundado numa abordagem qualitativa, o relato tem foco em observações e intervenção na turma do 7º ano, do Ensino Fundamental. As reflexões que emergem apontam que é possível ter uma sala bilíngue à medida que alunos e professores se tornam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, que aprimorando essa interação no ambiente educacional gera mais qualidade e torna esse processo mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilza da Silva Sampaio, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Pedagogia pela UNIFAP, Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela APOENA/AP, Aluna do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva PROFEI/UNIFAP. Atuante como Professora do AEE no Governo do Estado do Amapá.

Ronaldo Manassés Rodrigues Campos, Universidade Federal do Amapá

Doutor em sociologia; Mestre em direito ambiental e políticas públicas; graduado com bacharel em letras tradutor português francês. Docente na Universidade federal do Amapá e Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação inclusiva (PROFEI/UNIFAP).

Selma Gomes da Silva, Universidade Federal do Amapá

Psicóloga, doutora em Sociologia. Docente da Universidade Federal do Amapá. Professora Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação inclusiva (PROFEI/UNIFAP)

Referências

BRASIL. Relatório da UNESCO sobre a qualidade da educação para alunos deficientes. São Paulo: UNESCO, 2004.

CARAMORI, Patricia Moralis. Estratégias Pedagógicas e Inclusão Escolar: um estudo sobre a formação continuada em serviço de professores a partir do trabalho colaborativo. 2014. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2014.

CERTEAU, Michel de. A Cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que Língua é essa? Crenças e preconceitos em torno de Língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: Linguagem e cognição numa perspectiva socio-interacionista. 7. ed. – São Paulo: Plexus, 2002.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: Ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOLERO, Elaine Soares da Silva; ROMAN, Marcelo Domingues; SILVA, Carla Cilene Baptista da Silva. Concepções de professores sobre a política de educação inclusiva: um estudo de caso. Psicol. Esc. Educ., v. 24, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kwdtR4NcmmmBqkBkN674L4v/?lang=pt#. Acesso em: 13 ago. 2023.

MOURA, Ana Claudia. Tecnologias assistivas para alunos surdos: Aspectos metodológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://espacocolaborativo.files.wordpress.com/2014/12/construcao-de-sentido-na-escrita-surda.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação Social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Sampaio, V. da S., Campos, R. M. R., & Silva, S. G. da. (2023). Ensino de LIBRAS entre alunos surdos e ouvintes: uma comunicação possível. Revista Práxis Pedagógica, 9, 25–36. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7672

Edição

Seção

Artigos