Ensino de LIBRAS entre alunos surdos e ouvintes
uma comunicação possível
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7672Palavras-chave:
comunicação, interação, inclusão, aprendizadoResumo
A inclusão de pessoas surdas na sociedade decorre de como as relações interacionais e comunicativas acontecem no meio oralizado. O presente relato de experiência baseia-se na comunicação e aprendizado entre alunos surdos e ouvintes de uma Escola Estadual do Amapá. O Objetivo é demonstrar por meio de uma experiência vivenciada com alunos do Ensino Fundamental II que é possível uma comunicação eficaz através da Língua Brasileira de sinais (LIBRAS) quando existe atores dedicados em uma sala de aula inclusiva, sendo o trabalho do professor o elemento acionador para esta educação. Fundado numa abordagem qualitativa, o relato tem foco em observações e intervenção na turma do 7º ano, do Ensino Fundamental. As reflexões que emergem apontam que é possível ter uma sala bilíngue à medida que alunos e professores se tornam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, que aprimorando essa interação no ambiente educacional gera mais qualidade e torna esse processo mais significativo.
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