Entrevista com profissional da área como metodologia ativa para o curso de direito

Autores

Palavras-chave:

metodologia ativa, curso de direito, entrevista profissional

Resumo

As metodologias ativas têm um importante papel na formação dos alunos do curso de direito em razão da preparação destes para atuar, eficientemente, em atividades jurídicas práticas. Objetivou-se, com esse manuscrito, relatar a experiência de entrevistar um profissional da área de direito. A experiência foi realizada no primeiro semestre do ano de 2022, com alunos do primeiro semestre do curso de Direito de uma instituição de ensino superior privada de Fortaleza. Para a construção da análise do relato, usou-se o método fenomenológico e fez-se uma análise qualitativa a partir da experiência do uso de uma metodologia ativa no processo de ensino/aprendizagem. Finalmente, esse estudo demonstrou que o emprego de metodologia ativa no curso oportuniza um aprendizado mais sólido, consistente além dos alunos conseguirem colocar em prática os conhecimentos teóricos estudados nas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Lima de Castro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Advogada. Professora. Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Marina Kataoka Barros, Centro Universitário Farias Brito

Tutora do Centro Universitário Farias Brito. Graduação em Letras. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Raquel Figueiredo Barretto, Universidade de Fortaleza

Tutora da Universidade de Fortaleza. Graduação em Letras. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado em Saúde Coletiva.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará e nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus. Editora adjunta da revista Educação & Formação.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma Educação inovadora – Uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 jan. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 jan. 2023

BRASIL. Resolução n. 5 de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104111-rces005-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 04 jan. 2023.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018

DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; LOPES, Betania Jacob Stange. O uso da metodologia de problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 983-1004, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9809. Acesso em: 30 ago. 2023

FONSECA, Tânia Maria De Moura. Ensinar e Aprender: Pensando a prática pedagógica/ Tânia Maria de Moura. Ponta Grossa: SEED/PR, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/produções_pde/2008_uepg_ped_md_tania_maria_de_moura_fonseca.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL “Educação e Contemporaneidade”. Anais. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Pensando o ensino do Direito no século XXI: diretrizes curriculares, projeto pedagógico e outras questões pertinentes. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Prática jurídica e estágio nos cursos de Direito. In: SILVEIRA, Vladmir O.; SANCHES, Samyra H. D. F. N.; COUTO, Mônica B. (orgs.). Educação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 215-227.

SABBAG, Eduardo. Manual de português jurídico. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SAID FILHO, Fernando Fortes; ACIOLY FILHO, Evaldo Ferreira. Introdução do estudo de caso como ferramenta necessária ao adequado ensino da mediação no Brasil. In: ROCHA, Maria Vital da; BARROSO, Felipe dos Reis Barroso (orgs.). Educação jurídica e didática no ensino do Direito: estudos em homenagem Professora Cecilia Caballero Lois. Florianópolis: Habitus, 2020. p. 117-134.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Castro, E. L. de, Barros, M. K., Barretto, R. F., & Nascimento, K. A. S. do. (2023). Entrevista com profissional da área como metodologia ativa para o curso de direito. Revista Práxis Pedagógica, 9, 87–98. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7673

Edição

Seção

Artigos