O céu de cada um

a didática como prática reflexiva

Autores

Palavras-chave:

relato de experiência, didática, ensino superior

Resumo

A didática é mais que o ensino de técnicas e mecanismos, é o estudo do processo de ensino-aprendizagem em todas suas dimensões. O trabalho foi desenvolvido com cinco graduandos da disciplina de Didática Geral em um curso de licenciatura em Artes em uma Instituição de Ensino Superior. De método qualitativo (Minayo, 2001), preocupa-se com a ressignificação dos motivos, emoções, crenças e valores que não podem ser quantificados por meio de variáveis numéricas. Deste modo, tem como objetivo relacionar a Didática teórica com uma aula nada ortodoxia, trabalhando com um tema singular, o céu, e assim, desenvolver uma relação entre a prática desenvolvida, com o ensino, possibilitando a reflexão crítica dos estudantes sobre a didática, saberes docentes e o ser professor (a), a partir de suas representações do que significaria o céu. Deste modo, conclui-se que a didática possibilita construção de uma aula reflexiva, centrada no diálogo entre professor(a) e estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Igor Alves Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é estudante da pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Acássio Paiva Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da educação básica, da rede municipal de educação de Paraipaba. Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Licenciatura em Química, pela Universidade Estadual Vale do Aracaú (UVA/CE).

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

BACHUR, João Paulo. Para uma sociologia da ressignificação. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 263-295, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/v47YNbrQZWWxHBXHZPMjwvG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2023.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Solitude e isolamento: o caráter formativo do encontro consigo mesmo. Espaço pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 3, p. 1036-1054, set./dez. 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11810. Acesso em: 10 jul. 2023.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gd7J5ZhhMMcbJf9FtKDyCTB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Contribuição das ciências da educação na constituição do objeto de estudo da Didática. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Goiânia, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do autor, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da didática na formação do educador. In: CANDAU, Vera M. A didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NÓVOA, António Manuel Seixas Sampaio da. A formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática: ressignificando a didática. In: EGGERT, E. (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: livro 1. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 602-625.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Rodrigues, F. I. A., Rodrigues , A. P., & Leite, L. R. (2023). O céu de cada um: a didática como prática reflexiva. Revista Práxis Pedagógica, 9, 99–112. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7674

Edição

Seção

Artigos