OS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e792

Palavras-chave:

letramento, crise socioambiental, mídia, cidadania

Resumo

O presente artigo discute a pertinência de articularmos no contexto escolar, a preocupação com o letramento de crianças e o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica. Após uma aproximação sobre o conceito de letramento, tendo em vista a insuficiência da noção de alfabetização para interpretar o significativo contingente de estudantes que não dominam plenamente a leitura e a escrita, discute-se a gravidade da crise socioambiental contemporânea, exigindo das escolas um esforço pedagógico para também interpretá-la, tendo em vista uma leitura crítica do mundo vivido. Para demonstrar a viabilidade de um terreno comum entre o letramento e a consciência ambiental é apresentada uma atividade pedagógica com estudantes de pedagogia, explorando as implicações sociais e ambientais das mídias eletrônicas domésticas.

Palavras – chaves: Letramento – crise socioambiental – mídia - cidadania

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Biografia do Autor

Marcos Pinheiro Barreto, Universidade Federal Fluminense

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, trabalhando com formação de professores nas áreas de Ensino de História e Educação Ambiental.

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

Barreto, M. P. (2018). OS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO. Revista Práxis Pedagógica, 1(1), 17–34. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e792