Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atual
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5090Palavras-chave:
Educação Profissional. Rede Federal. Institutos FederaisResumo
O presente artigo apresenta um panorama histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil, objetivando demonstrar como se estabeleceu uma divisão social do trabalho em que as parcelas mais pobres foram encaminhadas para o trabalho técnico e manual e os grupos mais ricos para o ensino propedêutico e carreiras profissionais. Para isso, foram abordados momentos de destaque na história das instituições técnicas de ensino Federal, desde a sua concepção até os dias atuais. As metodologias utilizadas foram as pesquisas bibliográfica e documental, a fim de se aprofundar na história das instituições federais de educação profissional, bem como nos contextos de sua criação e futuras transformações. Foi possível identificar que, a expansão contemporânea das escolas da rede federal, embora visasse a inclusão das parcelas mais pobres da população, mudou o paradigma puramente assistencialista ao ofertarem uma educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, incluindo a pós-graduação.
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