Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atual

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DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5090

Palavras-chave:

Educação Profissional. Rede Federal. Institutos Federais

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil, objetivando demonstrar como se estabeleceu uma divisão social do trabalho em que as parcelas mais pobres foram encaminhadas para o trabalho técnico e manual e os grupos mais ricos para o ensino propedêutico e carreiras profissionais. Para isso, foram abordados momentos de destaque na história das instituições técnicas de ensino Federal, desde a sua concepção até os dias atuais. As metodologias utilizadas foram as pesquisas bibliográfica e documental, a fim de se aprofundar na história das instituições federais de educação profissional, bem como nos contextos de sua criação e futuras transformações. Foi possível identificar que, a expansão contemporânea das escolas da rede federal, embora visasse a inclusão das parcelas mais pobres da população, mudou o paradigma puramente assistencialista ao ofertarem uma educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, incluindo a pós-graduação. 

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Biografia do Autor

Vinícius Ferreira Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Mestre em Educação)

Mestre em Educação pela UFVJM (2019), formado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009). Atualmente é Administrador no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atividades relacionadas a Pesquisa, Pós-Graduação, Almoxarifado e Patrimônio, além de docência em EAD na área de Logística e Serviços Públicos. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-9506-3885. Brasil. 

  

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Docente permanente do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Educação - PPGEd na UFVJM, atuando desde 2012.

Roberta Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação Strictu-Sensu Profissional em Educação da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri . Possui especialização em Língua Inglesa pelo Instituto Superior de Educação .Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros ( UNIMONTES). Fez aperfeiçoamento em "English as a Second Language" realizado na Universidade Arapahoe Community College ( EUA, CO 2009). Capacitada em Ensino de Língua Inglesa para falantes de outra língua pela LINGUAEDGE( TESOL teacher trainnig program, USA) . Foi professora no Centro Cultural Anglo Americano (CCAA) . É atualmente servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais e está vinculada a Assessoria de Relações Internacionais atuando como Coordenadora Institucional do Programa Idiomas Sem Fronteiras e como Representante do Núcleo de Mobilidade Acadêmica. Compõe a banca de elaboração das provas de vestibular do IFNMG, na área de Língua Inglesa.

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

FARIA, V. F.; SABINO, G. de F. T.; SANTOS, R. S. Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atual. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5090. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5090. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos