Influências finlandesas em currículos de formação continuada de professores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4723Palavras-chave:
Professores. Currículo. Formação contínua.Resumo
Objetiva-se analisar as influências finlandesas em currículos de dois cursos de formação continuada de professores desenvolvidos pela Rede MAES no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, em 2017 e 2018. A Rede MAES é formada por Professores de diferentes Institutos Federais, egressos do Programa Finlandês VET III Professores para o Futuro. Presume-se que os princípios finlandeses de educação auxiliam na concepção de currículos integrados, o que se apresenta com potencial de promover avanços em direção a uma formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, com estratégias de estudo bibliográfico e documental. Esta pesquisa baseia-se nos princípios de currículo integrado e estudos referentes ao sistema educacional finlandês. Os resultados indicam que os currículos idealizados pela Rede MAES, dos cursos MAES e RE-MAES, aproximam-se do modelo finlandês de currículo em diferentes aspectos, como: a compreensão do desenvolvimento de competências e habilidades para além das demandas de mercado, a valorização da integração entre teoria e prática e a dialogicidade como veículo para reflexão crítica e autonomia docente, em consonância com a perspectiva de currículo integrado e formação integral. Disso, vê avanços ao modelo tradicional de organização curricular, todavia ainda restam muitos desafios a serem superados sendo, grande parte, vinculados a um processo histórico cultural, cuja educação brasileira está ainda arraigada.
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