Influências finlandesas em currículos de formação continuada de professores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4723

Palavras-chave:

Professores. Currículo. Formação contínua.

Resumo

Objetiva-se analisar as influências finlandesas em currículos de dois cursos de formação continuada de professores desenvolvidos pela Rede MAES no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, em 2017 e 2018. A Rede MAES é formada por Professores de diferentes Institutos Federais, egressos do Programa Finlandês VET III Professores para o Futuro. Presume-se que os princípios finlandeses de educação auxiliam na concepção de currículos integrados, o que se apresenta com potencial de promover avanços em direção a uma formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, com estratégias de estudo bibliográfico e documental. Esta pesquisa baseia-se nos princípios de currículo integrado e estudos referentes ao sistema educacional finlandês. Os resultados indicam que os currículos idealizados pela Rede MAES, dos cursos MAES e RE-MAES, aproximam-se do modelo finlandês de currículo em diferentes aspectos, como: a compreensão do desenvolvimento de competências e habilidades para além das demandas de mercado, a valorização da integração entre teoria e prática e a dialogicidade como veículo para reflexão crítica e autonomia docente, em consonância com a perspectiva de currículo integrado e formação integral. Disso, vê avanços ao modelo tradicional de organização curricular, todavia ainda restam muitos desafios a serem superados sendo, grande parte, vinculados a um processo histórico cultural, cuja educação brasileira está ainda arraigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Renata Cameschi de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Formada em Administração, com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, atualmente servidora no IFMS Campus Naviraí, atuando junto à Direção de Ensino. Mestranda do Programa ProfEPT no IFMS Campus Campo Grande, desenvolvendo a pesquisa "Formação Continuada na Perspectiva Politécnica: uma proposta curricular.

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Estágio pós-doutoral (2019-2020) na HAMK School of Professional Teacher Education. Pós-doutorado (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), coordenadora e professora do Programa de especialização em Docência para EPCT. Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Linguagens e Currículo. Atualmente, é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT)

Referências

ARAÚJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas Pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão. Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 13 jan 2020.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 156.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 16 nov. 2019.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45. Acesso em: 26 mar 2020.

COSTA, C. M. C.; VIEIRA, A. A. S. Metodologias ativas: a experiência do curso MAES. Revista Ibero-americana de estudos em educação. v. 13, n. esp. 1, p. 553-563, maio 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11454. Acesso em: 16 nov. 2019.

COTRIM-GUIMARÃES, I. M. A.; OUVERNEY-KING, J. R.. Por dentro do sistema educacional finlandês: elementos para se repensar o ensino médio integrado no Brasil. Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado (anais), 2018. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/55101.pdf Acesso em: 16 nov. 2019.

COTRIM GUIMARÃES, I. M. A.; D’ANDREA, A. F.; OUVERNEY KING, J. R. Formação docente para as escolas cidadãs da Paraíba: contribuições do programa Gira Mundo Finlândia. REVES, v. 01, n. 02, p. 182-193, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173. Acesso em: 16 nov. 2019.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: https://www.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/Dellors_alli_Relatorio_Unesco_Educacao_tesouro_descobrir_2008.pdf. Acesso em 11 jan. 2020.

DEMARCHI, T. A.; RAUSCH, R. B.. A formação inicial de professores na Finlândia. Revista Diálogo Educacional. v. 16, n. 50, p. 871-890, out./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2878. Acesso em: 16 nov. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRUTUOSO, G. Princípios e concepções de educação integral no Brasil. Educa. Porto Velho, v. 4, n. 8, p. 175-195, mai./ago. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2043/1965#. Acesso em: 03 mar. 2021.

GRUBER, C.; PEREIRA, A. T. C.; VIEIRA, M. L. H.; VERGARA, L. G. L. Desenvolvimento de projetos de cursos na educação profissional: uma revisão da literatura. Boletim Técnico Senac. Rio de Janeiro, v. 45, n. 1, jan./abril 2019. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/740. Acesso em: 21 maio 2019.

KUENZER, A. Ensino de 2º grau: o trabalho como princípio educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

LACERDA, C. C. Currículo integrado e formação continuada de professores: a abordagem CTS como articuladora do processo. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13668. Acesso em: 16 nov. 2019.

LAGAR, F. M. G.. Concepções de formação docente. In: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2011 Disponível em: http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/256-544-1-SM.pdf. Acesso em: 21 maio 2019.

LINKOWSKI, J. A. S.; CAMPOLIN, L. C.; RAYMUNDO, G. M. C. Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos. Educa. Porto Velho, v. 7, p. 300-314, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4101. Acesso em: 03 mar. 2021.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MALANCHEN, J.; DUARTE, R. C. Políticas públicas para formação de professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital? Momento: diálogos em educação. v. 27, n. 2, p. 15-34, mai/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8068. Acesso em: 03 jun. 2019.

MARTINES, E. A. L. M. Narrativas dominantes e marginais: modelos de formação de professores. Educa. Porto Velho, v. 6, n. 16, p. 108-138, out./dez., 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3304. Acesso em: 03 mar. 2021.

MASETTO, M. T.; FELDMANN, M. G.; FREITAS, S. A. Currículo, culturas e contextos integrados à formação de educadores. Revista e-Curriculum, São Paulo. v. 15, n. 3, p. 735-763. jul./jun. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76652988010.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas de educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057-1080. Out-dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000401057&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 nov. 2019.

PASSOS, M. L. S.; NOBRE, I. A. M.; MAISSIAT, J. Aprendizagem ativa na formação continuada docente: relatos de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 13, n. esp. 1, p. 540-545, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11450. Acesso em: 16 nov. 2019.

PASSOS, M. L. S.; VIEIRA, A. A. S.; COSTA, C. M. C. A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiência. Revista Ibero-Americava de Estudos em Educação. v. 13, n. espl, p. 570-575, maio 2018. Disponível em: file:///C:/Users/2309504/Downloads/josebizelli-8.-11456-a-colaborao-facilitando-rev.pdf. Acesso em: 16 nov. 2019.

RAIMUNDO, J. A.; FAGUNDES, M. C. V. Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC. Roteiro, v. 43, n. 3, p. 891-918, set./dez. 2018. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17298/pdf. Acesso em: 16 nov. 2019.

RODRIGUES, L. E. M. J. Professores para o futuro: noventa dias conhecendo o sistema educacional finlandês, o que vi, vivi e aprendi. Salto: 2018. E-book. ISBN 978-85-918113-3-5. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/c1ca6eb9/files/uploaded/Profut.pdf. Acesso em:

nov. 2019.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação em Movimento, ano 3, n.4, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em: 16 nov. 2019.

SAHLBERG, P. Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia? Niterói: Eduff, 2017.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VIEIRA, A. A. S.; CHEDIAK, S. Currículo baseado em competências na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: contribuições de programas finlandeses. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v.22, n. 2, p. 554-571, maio/ago., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11429/7618. Acesso em: 16 nov. 2019.

ZANONI, N. O. D. O contexto neoliberal e a formação continuada de professores. Monografia. Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/53447. Acesso em: 15 maio 2019.

Downloads

Publicado

07/08/2021

Como Citar

SOUZA, P. R. C. de; VIEIRA, A. A. S. Influências finlandesas em currículos de formação continuada de professores brasileiros. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4723. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4723. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.