A Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio João Ribeiro e 0 seu papel na escolarização do Distrito De Indápolis/MS (1973-1988)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5486

Palavras-chave:

História de Instituição Educacional. Escola Rural. Educação Escolar.

Resumo

Este artigo tem o intuito de contribuir com as pesquisas sobre a história da educação rural, analisando o papel da Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro no processo de escolarização do antigo Núcleo Colonial de Dourados, mais precisamente em áreas de abrangência do distrito de Indápolis, situado no município de Dourados, MS, no período de 1973 a 1988. Os documentos que subsidiaram a investigação constituíram-se por decretos de criação da escola, listas de matrículas, fotografias, termo de doação de terreno, entre outros. Tais documentos foram analisados com base na produção historiográfica sobre o tema e permitiram compreender que a Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro, a partir de sua instalação e funcionamento, impulsionou o processo de escolarização de crianças, jovens e adultos, oportunizando o acesso à educação, principalmente, daqueles que não possuíam condição sócio-econômica para frenquentarem escolas centrais desse distrito e localizadas na cidade de Dourados.

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Biografia do Autor

Mariza Salete Backes Silva, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados

Graduada em Pedagogia pela FIFASUL - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (2000) com integração de créditos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011). Especialista em Formação de Profissionais da Educação na Linha de Educação e Diversidade, pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019) na Linha de História, Políticas e Gestão da Educação.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).tua como editora da Revista Educação e Fronteiras (UFGD) desde março de 2012. É membro do Conselho Editorial da Revista Nuances: estudos sobre Educação (UNESP- Presidente Prudente). É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES), onde é líder desde 2010. 

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

SILVA, M. S. B.; FURTADO, A. C. A Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio João Ribeiro e 0 seu papel na escolarização do Distrito De Indápolis/MS (1973-1988). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1116–1132, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5486. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5486. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático