Escola primária rural: organização, investimentos e sujeitos (Uberlândia-MG, 1930-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5541

Palavras-chave:

Educação rural. Era Vargas. Uberlândia.

Resumo

No decorrer da Era Vargas (1930-1945) a educação foi um tema constante de ideólogos e autoridades constituídas nas três esferas de poder, conquanto elemento fundamental na formação dos novos cidadãos patriotas e necessários à construção de um “novo” Estado. Nesse contexto nacionalista, a educação rural foi um elemento importante, uma vez que quase a metade da população do país ainda vivia no campo. Em Uberlândia/MG os interesses políticos locais e nacionais determinaram a organização escolar no período e esse artigo discorre sobre a organização e características das escolas rurais desse município conforme as diretrizes legais e curriculares existentes à época, bem como apresenta os principais sujeitos da escola rural.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Tannús, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia

Mestra em Educação (UFU). Graduada em História (UFU). Professora de História da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia

Doutora em História (UNICAMP). Professora de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

13/12/2020

Como Citar

TANNÚS, M. C.; LIMA, S. C. F. de. Escola primária rural: organização, investimentos e sujeitos (Uberlândia-MG, 1930-1945). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 920–948, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5541. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5541. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático