A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5484

Palavras-chave:

Minas Gerais. Escola rural. Analfabetismo. Êxodo rural. Expansão demográfica.

Resumo

O objeto deste é investigar sobre a escola rural mineira em seu movimento de institucionalização, no decorrer do período entre os anos de 1930 e 1961, em torno do qual também se movimentava a paulatina constituição do tecido urbano ou, como quer Henri Lefebvre (2004), o processo de corrosão dos resíduos de vida agrária. A referida periodização se explicita, por um lado, pelos marcos designados por Revolução de 1930, entre os quais se encontra a denominada Era Vargas (1930-1945) – que foi responsável pela criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 14/11/1930, poucos dias após a posse em 03/11/1930, além de outras realizações na área educacional - e pela Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (a primeira LDB). Trata-se de uma pesquisa documental, fundada nas mensagens dos governadores do Estado de Minas Gerais e em algumas mensagens dos Presidentes da República, mas associada às estatísticas educacionais presentes não somente nas mensagens mineiras. Em termos de problematização histórico-educacional, a qual é correlata à hipótese, o enfrentamento de tal objeto implica três aspectos correlatos: analfabetismo, êxodo rural e crescimento demográfico nas décadas demarcadas pela periodização.

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Biografia do Autor

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba, UNIUBE, Uberaba

Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente dos Programas de Pós-Gradução em Educação da Universidade de Uberaba, permanente; e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

ARAUJO, J. C. S. A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográfica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1215–1235, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5484. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5484. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático