LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: ANÁLISE DE DISCURSO EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6459Palavras-chave:
Livro didático, Análise de discurso, Educação escolarResumo
O artigo visa problematizar a trama discursiva que cerca a temática dos livros didáticos no Brasil. Desenvolve um estudo pautado em inspirações teóricas e metodológicas de Michel Foucault expressando uma análise de discurso focada nas relações de forças que estabelecem enunciados em reportagens veiculadas em websites entre 2019 e 2020, especificamente acerca da inutilização dos livros didáticos. Por meio da análise discurso tomam relevo dois eixos analíticos: 1) uso dos recursos públicos para a produção de materiais didáticos; 2) descarte inadequado de materiais didáticos. Emerge do estudo a consideração de que o livro didático tem sido tomado como objeto de apropriação de práticas-moldes gerencialistas, econômicos e neoliberais, sustentando a proliferação de discursos e slogans que desvalorizam a educação escolar pública. São escassos os discursos dos websites que tratam do livro didático, de modo a contemplar multiplicidades e condições concretas que permeiam o contexto das instituições educativas públicas brasileiras.
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