LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: ANÁLISE DE DISCURSO EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6459

Palavras-chave:

Livro didático, Análise de discurso, Educação escolar

Resumo

O artigo visa problematizar a trama discursiva que cerca a temática dos livros didáticos no Brasil. Desenvolve um estudo pautado em inspirações teóricas e metodológicas de Michel Foucault expressando uma análise de discurso focada nas relações de forças que estabelecem enunciados em reportagens veiculadas em websites entre 2019 e 2020, especificamente acerca da inutilização dos livros didáticos. Por meio da análise discurso tomam relevo dois eixos analíticos: 1) uso dos recursos públicos para a produção de materiais didáticos; 2) descarte inadequado de materiais didáticos. Emerge do estudo a consideração de que o livro didático tem sido tomado como objeto de apropriação de práticas-moldes gerencialistas, econômicos e neoliberais, sustentando a proliferação de discursos e slogans que desvalorizam a educação escolar pública. São escassos os discursos dos websites que tratam do livro didático, de modo a contemplar multiplicidades e condições concretas que permeiam o contexto das instituições educativas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Raquel Brum Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2: Práticas Escolares e Políticas Públicas (2019). Especialista em Gestão Educacional, UFSM (2016). Licenciada em Filosofia, UFSM (2015). 

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Coordenadora Colaboradora no núcleo multidisciplinar na área de Química do Subprojeto Matemática/Química do Edital PIBID 23/2022 (UFU/Pontal). Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Historicidade da Educação-Ciências/Química, Metodologias de Ensino, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

Gilberto Oliari, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010), graduação em Ciências da Religião pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2013) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014); Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM; pesquisando "Ofício de professor: a artesania das relações pedagógicas escolares". Membro do Grupo de Pesquisa FILJEM/UFSM. Atualmente é assessor de direção - EEB ANTÔNIO MORANDINI e professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Curso de Ciências da Religião - Ead). Bolsista FUMDES/UNIEDU - FAPESC (PÓS-GRADUAÇÃO) 

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

STURZA, R. B.; RIGUE, F. M.; OLIARI, G. LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: ANÁLISE DE DISCURSO EM FOCO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6459. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6459. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos