UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7088Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Emergência Climática, EscolaResumo
As manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação.
Downloads
Referências
ANDERSON, A. Climate change education for mitigation and adaptation. Journal of Education for Sustainable Development, v. 6, n. 2, p. 191-206, 2012.
BOAKYE, C. Climate change education: The role of pre-tertiary science curricula in Ghana. Sage Open, v. 5, n. 4, p. 2158244015614611, 2015.
CANTELL, H.; TOLPPANEN, S.; AARNIO-LINNANVUORI, E.; LEHTONEN, A. Bicycle model on climate change education: Presenting and evaluating a model. Environmental Education Research, v. 25, n. 5, p. 717-731, 2019.
CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, SL da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGFP, v. 8, 2011.
CQNUMC. Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (2022). https://unfccc.int/news/article-6-climate-education-and-training .
DAVIES, B.; BANSEL, P. Neoliberalism and education. International journal of qualitative studies in education, v. 20, n. 3, p. 247-259, 2007.
FACHIN, L. E.. Agenda 2030, emergência climática e o papel das instituições públicas. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 10, n. 3, 2020.
FEARNSIDE, P. M. Mudanças climáticas e conservação na Amazônia Brasileira. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. 2008.
FOSS, A. W.; KO, Y.. Barriers and opportunities for climate change education: The case of Dallas-Fort Worth in Texas. The Journal of Environmental Education, v. 50, n. 3, p. 145-159, 2019.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002.
GUERRA, A. F. F.; JACOBI, Pedro.; SULAIMAN, S. ; NEPOMUCENO, T. (2013). Mudanças climáticas, mudanças globais: desafios para a educação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3397
GONZÁLEZ GAUDIANO, E. J.; MEIRA CARTEA, P. Á. Educación para el cambio climático:¿ Educar sobre el clima o para el cambio?. Perfiles educativos, v. 42, n. 168, p. 157-174, 2020.
ILUNDAIN, M. C. E. Del “cambio climático” a la “emergencia climática”. Prisma Social: revista de investigación social, n. 31, p. 64-81, 2020.
KOLLECK, N.; JÖRGENS, H.; WELL, M. Levels of governance in policy innovation cycles in community education: The cases of education for sustainable development and climate change education. Sustainability, v. 9, n. 11, p. 1966, 2017.
LAKES, R. D.; CARTER, P. A. Neoliberalism and education: An introduction. Educational Studies, v. 47, n. 2, p. 107-110, 2011.
LEHTONEN, A.; SALONEN, A. O.; CANTELL, H. Climate change education: A new approach for a world of wicked problems. In: Sustainability, human well-being, and the future of education. Palgrave Macmillan, Cham, 2019. p. 339-374.
LIMA MAGNO, C.; COSTA, F. A.; BORBA, G. L. A educação em mudanças climáticas: uma abordagem interdisciplinar. Holos, v. 4, p. 176-188, 2016.
MCCRIGHT, A. M.; O'SHEA, B. W.; SWEEDER, R. D. Promoting interdisciplinarity through climate change education. Nature Climate Change, v. 3, n. 8, p. 713-716, 2013.
MENDES, B. M.; BARBA, C. H. de. A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação,[S. l.], v. 9, p. 1–22, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6368. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6368. Acesso em: 30 mar. 2023.
NOBRE, C. A.; REID, J.; VEIGA, A. P. S. Fundamentos científicos das mudanças climáticas. São José dos Campos, SP: Rede Clima/INPE, 2012.
OJALA, M. Facing anxiety in climate change education: From therapeutic practice to hopeful transgressive learning. Canadian Journal of Environmental Education (CJEE), v. 21, p. 41-56, 2016.
OLIVEIRA, T. L. S. de; BEZERRA, A. da S. Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 4–20, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2862. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862. Acesso em: 30 mar. 2023.
OVERSBY, J. Teachers’ learning about climate change education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 167, p. 23-27, 2015.
PRUNEAU, D.; KHATTABI, A.; DEMERS, M. Challenges and Possibilities in Climate Change Education. Online Submission, v. 7, n. 9, p. 15-24, 2010.
REID, A. Climate change education and research: possibilities and potentials versus problems and perils?. Environmental Education Research, v. 25, n. 6, p. 767-790, 2019.
REIS, K. F. M. Anti-intelectualismo e suas implicações para a Educação Ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Disponível em: dissertacao_kathy_freitas.pdf (ifmt.edu.br) Acesso em 20/09/2022.
SAMPAIO, C. M. A.; DOS SANTOS, M. S.; MESQUIDA, P. Do conceito de educação à educação no neoliberalismo. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 7, p. 165-178, 2002.
SANTOS, A. G. dos; SANTOS, C. A. P. A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 369–380. (2016). https://doi.org/10.5902/2236130819893
SILVA, E. M. O papel da Educação Ambiental nas ações de combate as mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 387-396, 2019.
STEVENSON, R. B.; NICHOLLS, J.; WHITEHOUSE, H. What is climate change education?. Curriculum Perspectives, v. 37, n. 1, p. 67-71, 2017.
SHEPARDSON, D. P.; NIYOGI, D.; ROYCHOUDHURY, A.; HIRSCH, A. Conceptualizing climate change in the context of a climate system: Implications for climate and environmental education. Environmental Education Research, v. 18, n. 3, p. 323-352, 2012.
TRAJBER, R.; MOCHIZUKI, Y. Climate change education for sustainability in Brazil: A status report. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, n. 1, p. 44-61, 2015.
VERGES, J. V. G. Ensino de Geografia e mudanças climáticas: análise sobre a coleção “explorando o ensino”-MEC (2004-2010). Revista GeoUECE, v. 4, n. 6, p. 81-107, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).