A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7367Palavras-chave:
Expansão do Ensino Superior, Formação de Professores, Formação inicialResumo
O objetivo é apresentar um panorama atual da expansão do ensino superior a partir da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), nas cidades circunvizinhas a Santarém, com base em um mapeando dos cursos de ensino superior com o enfoque para a formação inicial docente e a formação contínua na pós-graduação stricto sensu. Os referenciais estão baseados nos documentos institucionais e norteadores da UFOPA, nas produções de Figueiredo (2020), Senkevics (2020), sobre expansão do ensino superior. Concluímos que, essa expansão teve avanços importantes após 12 anos de criação da UFOPA, como a oferta de cursos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a posterior expansão de cursos de graduação regulares, nos campis. Todavia, identificou-se que mesmo com essas ações, há ainda muito o que fazer relacionado a formação inicial de professores, pois são poucos os cursos regulares existentes fora do campus de Santarém.
Referências
ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6616. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6616. Acesso em: 17 jul. 2023.
ARAGÓN, Luis Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação/The international dimension of the Amazon: a contribution for its interpretation. Revista Nera, n. 42, p. 14-33, 2018.
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/ 1891/189124308021.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
BRASIL. Lei de nº 12.085 de 5 de novembro de 2009. “Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, por desmembramento da Universidade Federal do Pará - UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, e dá outras providências”. Diário Oficial da União, Seção 1 – 6/11/2009, Página 1. Brasília, DF, 05 nov. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_ 03/_ ato2007-2010/2009/lei/l12085.htm. Acesso em: 05 jul. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Edição 100, Seção 1, Página 3. Brasília, DF, 25 de maio de 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 9 jul. 2022.
BRASIL. Edital nº 8/2022. “Este edital tem como objeto selecionar propostas de Instituições de Ensino Superior (IES) para a oferta de 12.000 (doze mil) vagas em cursos de licenciatura, destinados à formação em serviço de professores da rede pública de educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)”. Diário Oficial da União, Edição 246, Seção 1, Página 76. Brasília, DF, 07 de fev. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/editais/07022022_Edital_1629612_SEI_CAPES___1628279___Edital_8.pdf. Acesso em: 08 jul.2022.
CARVALHO, Ednea. Nascimento. A interiorização do ensino superior na Amazônia: o caso de Santarém no Oeste do Pará: 1985 a 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Ceará, 2014. Disponível em: Plataforma Sucupira (capes.gov.br). Acesso em: 10 jul. 2022.
FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de. A oferta de Ensino Superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA, em Santarém-PA/Brasil. Revista Exitus, v. 10, n. 1, e020098, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ portalde periodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1285 . Acesso em: 10 jul. 2023.
MACIEL, Antônio Carlos. Desafios da formação docente em face da expansão capitalista na Amazônia. Revista Argumentos Pró-Educação. Pouso Alegre, MG, v. 1, n. 1, p. 19-44, jan./abr. 2016. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/ argumentospro educacao/article/view/71. Acesso em: 11 jul. 2023.
OLIVEIRA, Márcia Maria Fernandes de; SANTOS, Hecilda Aparecida Carneiro; NALEPA, Michelle. Educação em direitos humanos no ensino superior: uma abordagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 384–394, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4547. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4547. Acesso em: 17 jul. 2023.
PARÁ (Estado). Lei nº 9.324 de 07 de outubro de 2021. Cria o Programa de Educação e Formação Superior, no âmbito do Estado do Pará, denominado “Forma Pará”. Diário Oficial do Estado, Belém, 8 out. 2021. Disponível em: https://www.sectet.pa.gov.br/ sites/default/files/LEI%20N%C2%BA%209.324%20Forma%20Par%C3%A1_0.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.
PRIANTE, Wagner P. A cerâmica dos Tapajó e o desejo de formas: estudo de peças cerâmicas arqueológicas mirando potências criativas. Dissertação (Mestrado em artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Artes, São Paulo, 2016. Disponível em: Plataforma Sucupira (capes.gov.br). Acesso em: 27 mar. 2023.
ROCHA, J. Damião. T.; COELHO, Wilma. N. B.; HORA, Dinair. L. Currículo e ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a rede EDUCANORTE. Revista Humanidades & Inovação. Palmas – TO, v. 8, p. 322-339, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/ view/5256. Acesso em: 10 jul. 2023.
SANTOS, Daniela Dermínio Posterare; VIEIRA, Horácio Rosa. Financiamento da educação básica no Brasil: algumas reflexões. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara/SP, n. 19, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar. unesp.br/rpge/article/view/9385/6236. Acesso em: 11 jul. 2023.
SENKEVICS, Adriano Souza. A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: cenários do direito à educação, v. 3, n. 4. 2021. Disponível em: http://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/4892. Acesso em: 11 jul. 2023.
SILVA, Aniele D. P.; RABELO, Neliane M.; MAFRA, José R. S. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na região oeste do Pará. In: COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S.; CARDOZO, M.J.P.B. (org.). Educação e realidade amazônica. Uberlândia: Navegando Publicações, v. 3, 2018. p. 179 a 197.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Regimento Geral da Universidade Federal do Oeste do Pará. Aprovado: Res. 55/CONSUN/2014, de 22 de julho de 2014. Disponível em: http: a3ca04b8dd1d1c705ccc020864965458.pdf (ufopa.edu.br) Acesso em: 09 jul. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Plano de Gestão da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2022. Disponível em: 9d96fef78c8c0d514aad5f44d266754b.pdf (ufopa.edu.br). Acesso em 08 jul. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Anuário Estatístico da UFOPA 2022. Disponível em: 15e8e511df3d0bba5074daae6eb70fb4.pdf (ufopa.edu.br). Acesso em 02 mai. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. SIGAA. Sistema Integrado de gestão de atividades acadêmicas. [Santarém]: Ufopa, 2023.
VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira; ALBARADO, Edilson da Costa. Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico 20(223), 2020, p. 13-23. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489. Acesso em: 11 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).