Programa Clube de ciências Marie Curie, ferramenta auxiliar e eficaz para o ensino de Ciências

Autores/as

  • Karoline P. Peixoto P. Peixoto Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Antonia L. Vieira Oliveira Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Douglas Douglas A. da Silva Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física
  • Guilherme Ap. da Silva Felício Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física
  • Franklyn C. Martins dos Santos Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física
  • Lindonil L. de Carvalho Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.
  • Zacarias E. Da Silva Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física
  • Patrícia M. V. de Almeida Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.
  • Queila da S. Ferreira Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Palabras clave:

Clube, Ciências, Astronomia

Resumen

O presente programa foi proposto devido a grande defasagem no ensino de ciências nas escolas do ensino médio, em particular o ensino da astronomia. Segundo pesquisas há um grande déficit relacionado à capacitação dos professores durante sua formação acadêmica, pois esta temática não consta como parte obrigatória da ementa da maioria dos cursos de física. O Clube de ciências é um projeto que vai de encontro ao estudo, ao desenvolvimento de projetos e debates sobre temas que envolvem ciências, trabalha estimulando a investigação científica através de metodologias adequadas, levando os estudantes a se interessarem em resolver situações problemáticas e/ou conflituosas do seu dia a dia. Desta forma, o Clube de Ciências Marie Curie, criado no Departametno de física da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Ji-Paraná) vem com ideias alternativas para suprir carências de formação acadêmica ao docente da rede estadual de educação básica de Ji-Paraná /RO, proporcionar preparo aos acadêmicos monitores e levar ciência de forma diferenciada a alunos da rede estadual de educação básica. Nesta primeira parte de execução do programa foram executadas atividades de palestras, oficinas, treinamento no laboratório de físico/químico e observação astronômica. Em todas as ativiades foi observado grande interesse e curiosidade por parte dos alunos. Verificou-se que 85% dos participantes nunca haviam realizado uma observação astronômica utilizando telescópio, 78% não haviam estudados temas de Astronomia (nem aula, nem palestra) e 98% disseram que a Ciência é importante para sua vida.

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Biografía del autor/a

Karoline P. Peixoto P. Peixoto, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária

Docente da Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária

Antonia L. Vieira Oliveira, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária

Graduanda da Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária

Douglas Douglas A. da Silva, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Graduação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Guilherme Ap. da Silva Felício, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Graduação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Franklyn C. Martins dos Santos, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Gradiação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Lindonil L. de Carvalho, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Graduação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Zacarias E. Da Silva, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Graduação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física

Patrícia M. V. de Almeida, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Graduação na Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Queila da S. Ferreira, Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

Universidade Federal de Rondônia/ Campus de Ji-Paraná/ Departamento Acadêmico de Física.

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Publicado

16/11/2021

Cómo citar

Peixoto, K. P. P. P., Oliveira, A. L. V., da Silva, D. D. A., Felício, G. A. da S., dos Santos, F. C. M., de Carvalho, L. L., Da Silva, Z. E., de Almeida, P. M. V., & Ferreira, Q. da S. (2021). Programa Clube de ciências Marie Curie, ferramenta auxiliar e eficaz para o ensino de Ciências. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 7. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6555-23837-1-SM.PDF

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