Análise documental das teorias de aprendizagens das dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Ji-Paraná -RO
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Física, Pós-graduaçãoResumo
Sabe-se que as Teorias de Aprendizagem constituem a base de uma pesquisa em Ensino. Os programas de pós-graduações possibilitam fatores que contribuem significativamente para a educação. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a pós-graduação compreendem dois segmentos: lato sensu e stricto sensu. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Este artigo tem por objetivo quantificar essas Teorias utilizadas no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, desta feita na cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia. Fez-se uma pesquisa documental com todas as dissertações defendidas no polo, que compreende o período do ano de 2013 até 2019. A pesquisa compreende os dados referentes aos tipos de Teorias de Aprendizagem utilizadas no referido programa, e através dos dados obtidos, pôde-se extrair gráficos e tabelas que indicam quais Teorias estão sendo mais utilizadas, e as que estão em desuso, como também propiciou dados comparativos em sentido cronológico, visando a configuração de tendência do Ensino em questão.Referências
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