A Realidade de uma Turma do Ensino Médio da EJA em Rio Branco Pós Pandemia, Sobre Conteúdo de MHS com uso do Arduino
Resumo
Este trabalho buscou utilizar uma metodologia de ensino de física para ser aplicado em uma turma do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foi realizado em uma escola de Rio Branco - AC. O objetivo do trabalho foi analisar se houve melhoria na aprendizagem através de aulas teórico-práticas sobre o tema de Movimento Harmônico Simples (MHS), utilizando o Arduino como suporte. O embasamento teórico foi fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, bem como nas abordagens de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. O estudo consistiu em quatro aulas com duração de duas horas cada. A primeira aula abordou a teoria, a segunda focou na revisão, a terceira envolve atividades contextualizadas e leitura do roteiro experimental, e a última aula foi dedicada à experimentação com o Arduino. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios ao avaliar o contexto geral do estudo.
https://zenodo.org/records/14367356
Referências
[1] Lopes IG. História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. Curitiba: Atena; 2016. E-book (138 p.). ISBN 978-85-93243-05-9. Disponível em: file:///C:/Users/Beatriz/Desktop/historia-da-educacao-no-brasil-desafios-e-perspectivas%20(1).pdf. Acesso em: 8 ago. 2019.
[2] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República; 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 maio 2019.
[3] BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 maio 2019.
[4] Santo RJ, Sasaki DGG. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro; 2015.
[5] Moreira MA. Unidades de enseñanza potencialmente significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. 2011:43-63.
[6] Moreira MA, Masini EFS. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes; 1982.
[7] Abreu EP, Andreata MA, Lima CHM. Conhecendo o MHS e o Arduino como experimento no ensino aprendizagem de Física na EJA. 2022 [Dissertação de Mestrado]. Rio Branco: Universidade Federal do Acre; 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).