A Realidade de uma Turma do Ensino Médio da EJA em Rio Branco Pós Pandemia, Sobre Conteúdo de MHS com uso do Arduino

Autores

Resumo

Este trabalho buscou utilizar uma metodologia de ensino de física para ser aplicado em uma turma do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foi realizado em uma escola de Rio Branco - AC. O objetivo do trabalho foi analisar se houve melhoria na aprendizagem através de aulas teórico-práticas sobre o tema de Movimento Harmônico Simples (MHS), utilizando o Arduino como suporte. O embasamento teórico foi fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, bem como nas abordagens de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. O estudo consistiu em quatro aulas com duração de duas horas cada. A primeira aula abordou a teoria, a segunda focou na revisão, a terceira envolve atividades contextualizadas e leitura do roteiro experimental, e a última aula foi dedicada à experimentação com o Arduino. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios ao avaliar o contexto geral do estudo.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Guedes Gomes, UFAC/CCBN

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Acre (2018), pós graduação em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Acre (2022). Atualmente é Professora da rede pública do Estado do Acre, lecionando para turmas de Ensino Médio e atuando também como professora mediadora.

    http://lattes.cnpq.br/2109311338125582

  • Eduardo de Paula Abreu, UFAC/CCBN

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é Professor Titular do curso de licenciatura plena em física da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Física da Matéria Condensada e ensino de física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação Monte Carlo, Ponto Quântico, Coeficiente de absorção ótica e Ensino de Física.

    http://lattes.cnpq.br/0700686863328906

  • Carlos Henrique Moreira Lima, UFAC/CCBN

    Possuo graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Cariri (2011) e Mestrado em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2013), com atuação na área de Espectroscopia Óptica e Óptica Não-linear. Completei meu doutorado e pós-doutorado em física na Universidade Federal de Viçosa, onde concentrei minha pesquisa principalmente em Física Experimental, com ênfase em Física Biológica, Pinças Ópticas e Ensino de Física. Anteriormente, trabalhei como professor de Física no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Atualmente, ocupo o cargo de professor Adjunto II na Universidade Federal do Acre - UFAC Campus Rio Branco. Sou também membro permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo 59/UFAC, do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática MPECIM vinculado à Universidade Federal do Acre UFAC, além de ser membro permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional PROFQUI associado à Universidade Federal do Acre.

    http://lattes.cnpq.br/1962882039619648

Referências

[1] Lopes IG. História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. Curitiba: Atena; 2016. E-book (138 p.). ISBN 978-85-93243-05-9. Disponível em: file:///C:/Users/Beatriz/Desktop/historia-da-educacao-no-brasil-desafios-e-perspectivas%20(1).pdf. Acesso em: 8 ago. 2019.

[2] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República; 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 maio 2019.

[3] BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 maio 2019.

[4] Santo RJ, Sasaki DGG. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro; 2015.

[5] Moreira MA. Unidades de enseñanza potencialmente significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. 2011:43-63.

[6] Moreira MA, Masini EFS. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes; 1982.

[7] Abreu EP, Andreata MA, Lima CHM. Conhecendo o MHS e o Arduino como experimento no ensino aprendizagem de Física na EJA. 2022 [Dissertação de Mestrado]. Rio Branco: Universidade Federal do Acre; 2022.

Publicado

10/12/2024

Como Citar

A Realidade de uma Turma do Ensino Médio da EJA em Rio Branco Pós Pandemia, Sobre Conteúdo de MHS com uso do Arduino. Revista Amazônica de Ensino de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2024. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/8425. Acesso em: 20 ago. 2025.