Análise documental das teorias de aprendizagens das dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Ji-Paraná -RO

Authors

  • Davi Diego Almeida Instituto Federal de Rondônia/Departamento de física
  • Rosana Schwansee Romanó FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

Keywords:

Ensino, Aprendizagem, Física, Pós-graduação

Abstract

Sabe-se que as Teorias de Aprendizagem constituem a base de uma pesquisa em Ensino. Os programas de pós-graduações possibilitam fatores que contribuem significativamente para a educação. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a pós-graduação compreendem dois segmentos: lato sensu e stricto sensu. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Este artigo tem por objetivo quantificar essas Teorias utilizadas no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, desta feita na cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia. Fez-se uma pesquisa documental com todas as dissertações defendidas no polo, que compreende o período do ano de 2013 até 2019. A pesquisa compreende os dados referentes aos tipos de Teorias de Aprendizagem utilizadas no referido programa, e através dos dados obtidos, pôde-se extrair gráficos e tabelas que indicam quais Teorias estão sendo mais utilizadas, e as que estão em desuso, como também propiciou dados comparativos em sentido cronológico, visando a configuração de tendência do Ensino em questão.

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Author Biographies

Davi Diego Almeida, Instituto Federal de Rondônia/Departamento de física

Professor de Física, química, matemática e ciências... Graduado em física e mestrando em ensino de física.

Rosana Schwansee Romanó, FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, docente

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Published

15/03/2022

How to Cite

Almeida, D. D., & Romanó, R. S. (2022). Análise documental das teorias de aprendizagens das dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Ji-Paraná -RO. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 6. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6627-24097-1-SM.PDF

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