O Uso de Dinâmica como Estratégia de Ensino de Física para Alunos da Modalidade EJA no Estudo dos Efeitos e Aplicações dos Fenômenos Ligados a Dilatação Térmica

Autores

  • Alex Bonfim Siqueira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cleise Fraga de Andrade E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger
  • Marline de Souza Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Neuza de Souza Oliveira E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger
  • Ricardo de Sousa Costa Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Ensino em sala de aula, EJA, Dilatação Térmica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a abordagem do conteúdo de dilatação térmica por meio de uma dinâmica como estratégia de ensino para uma turma de segundo ano do ensino médio da modalidade EJA, a fim de propiciar uma aula diferenciada, atrativa, interativa e eficiente no ensino e conscientização dos conceitos, efeitos e aplicações das dilatações térmicas ocorrentes em fenômenos cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Bonfim Siqueira, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Discente

Marline de Souza Oliveira, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Discente

Neuza de Souza Oliveira, E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger

Docente

Ricardo de Sousa Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia em Ji Paraná.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federeativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 30/05/2019.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.

FRISON, L. M. B.; SCHWARTZ, S.; Motivação e aprendizagem: avanços na prática pedagógica. In: Ciênc. Let. Porto Alegre, n. 32, p. 117 – 131, 2002.

PATY, M.; A ciência e as idas e voltas do senso comum. Revista Scientiae Studia, vol. 1, n. 1, 2003, p. 9 – 26.

_______. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Física. Brasília: MEC, 2006.

SILVA, J. A. P.; O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula. Um instrument de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido?; Revista Saber Científico, Porto Velho, vol. 1, n. 2, jul../Dez., 2008, p. 82 – 99.

Downloads

Publicado

05/11/2021

Como Citar

Siqueira, A. B., de Andrade, C. F., Oliveira, M. de S., Oliveira, N. de S., & Costa, R. de S. (2021). O Uso de Dinâmica como Estratégia de Ensino de Física para Alunos da Modalidade EJA no Estudo dos Efeitos e Aplicações dos Fenômenos Ligados a Dilatação Térmica. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 5. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6483

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.