O Uso de Dinâmica como Estratégia de Ensino de Física para Alunos da Modalidade EJA no Estudo dos Efeitos e Aplicações dos Fenômenos Ligados a Dilatação Térmica
Palavras-chave:
Ensino em sala de aula, EJA, Dilatação TérmicaResumo
Este trabalho teve como objetivo a abordagem do conteúdo de dilatação térmica por meio de uma dinâmica como estratégia de ensino para uma turma de segundo ano do ensino médio da modalidade EJA, a fim de propiciar uma aula diferenciada, atrativa, interativa e eficiente no ensino e conscientização dos conceitos, efeitos e aplicações das dilatações térmicas ocorrentes em fenômenos cotidianos.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federeativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 30/05/2019.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.
FRISON, L. M. B.; SCHWARTZ, S.; Motivação e aprendizagem: avanços na prática pedagógica. In: Ciênc. Let. Porto Alegre, n. 32, p. 117 – 131, 2002.
PATY, M.; A ciência e as idas e voltas do senso comum. Revista Scientiae Studia, vol. 1, n. 1, 2003, p. 9 – 26.
_______. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Física. Brasília: MEC, 2006.
SILVA, J. A. P.; O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula. Um instrument de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido?; Revista Saber Científico, Porto Velho, vol. 1, n. 2, jul../Dez., 2008, p. 82 – 99.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).