A Sala de Aula Invertida e a Aula Tradicional: Mistura dos métodos de ensino nas aulas de Ciências

Authors

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo verificar o potencial da metodologia de ensino na modalidade de Sala de Aula Invertida em relação às Aulas Tradicionais de Ciências oferecidas numa Escola Pública. A proposta de estudo focou-se na pesquisa bibliográfica do aluno, aplicação da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel usando questionários antes de cada aula, socialização dos temas lecionados durante a aula e aplicação de avaliações para verificação do conhecimento adquirido pelo aluno. Esses elementos foram adoptados para o estudo da matéria e envolve além das Aulas de Sala Invertida algumas Aulas Tradicionais. Os resultados mostram que a aplicação dos dois métodos disciplina a turma e promove a participação ativa antes e depois de cada aula e aprimora o conhecimento do aluno. Assim, as Sala de Aula Invertida são adaptáveis a Aprendizagem significativa dos alunos e quando esse método é usado alternadamente com as aulas tradicionais consegue comprovar o crescimento do desempenho do aluno com o método da Sala de Aula Invertida. O resultado do trabalho contribuiu na elaboração de programas e planejamento pedagógico da unidade escolar.

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Author Biographies

Eramos Caires de Lima Santos, UNIR/MNPEF, CJP / E.M.E.F. Profa. Ivonete V, Vale do Paraíso-RO

Possui Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Rondônia -(IFRO) Campus Ji-Paraná (2014). Licenciatura em Normal Superior com Habilitação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Univerisidade Estadual de Tocantins - UNITINS (2008). Pós graduado em Metodologia No Ensino de Biologia e Química pela FACINTER-Faculdade Internacional de Curitiba (2012). Mestrando no Programa de Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus Ji-Paraná(2020); Atualmente é professor de Química Classe C 40 horas do Governo do Estado de Rondônia e Professor de Ciências 20 horas da Prefeitura Municipal de Vale do Paraíso/RO. Tem experiência na área de Química, Física e Ciências.

http://lattes.cnpq.br/0793052159291375

Lindonil Lorpátria de Carvalho, UNIR/DAF, CJP

Graduação em andamento em Física.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil. Ensino Médio (2º grau). Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Urúpa, EEEFM, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1308048251583749

 

Pedro José Nogueira da Silva, UNIR/DAF, CJP

Graduação em andamento em Física.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil. Ensino Médio (2º grau). Aurelio Buarque de Holanda Ferreira, EEEFM, Brasil. http://lattes.cnpq.br/8540013715489205

Quesle da Silva Martins, UNIR/DAF, CJP

Doutor e Mestre em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Física da Matéria Condensada com ênfase em espectroscopia vibracional Raman, FTIR e teoria do magnetismo. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador no campo da Física experimental, caracterização de materiais com aplicação de espectroscopia Vibracional no visível (Raman e FTIR) e no âmbito teórico em simulações no método Teoria do Funcional de Densidade - DFT, com aplicações em sistemas moleculares livres. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão junto aos grupos de pesquisa: Física Experimental e Aplicada (DAF-PVH), Estrutura da Matéria e Física Computacional (DAF-JP), Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia - CAR e junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). Docente em Departamento Acadêmico de Física em Ji-Paraná - RO, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Chefe do Departamento Acadêmico de Física, Portaria 655/2023/GR/UNIR.

http://lattes.cnpq.br/9297724006917137

Robinson Figueroa Cadillo, UNIR/DAF, CJP

Licenciado e Bacharelado em Física pela UNI (Universidad Nacional de Ingenieria) e Doutor em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Possuo experiência no estudo de Filmes Finos Nanoestruturados produzidos em diferentes métodos aplicáveis da Técnica Sputtering. Experiente também na caracterização e analise das propriedades físicas em superfície dos Filmes Finos para aplicações Tribologicas, Eletroquímicas e Microeletrônica. Desde 2009 até o presente sou professor da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), atuando na formação de alunos nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e atuando nas área de instrumentação Científica e Ensino de Física na formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/3922561136214067

Published

21/05/2024

How to Cite

Caires de Lima Santos, E., Lorpátria de Carvalho, L., Nogueira da Silva, P. J., da Silva Martins, Q., & Figueroa Cadillo, R. (2024). A Sala de Aula Invertida e a Aula Tradicional: Mistura dos métodos de ensino nas aulas de Ciências. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 1–7. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/8014

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