APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Mots-clés :
Física, Professor, Ensino, Experimentos, aprendizagemRésumé
O Grupo PET-Física-UNIR elaborou roteiros para a montagem de experimentos sobre conteúdos de Física que pudessem ser montados por professores e alunos em sala de aula e também auxiliar professores em escolas públicas de Ji-Paraná-RO. Foi realizado um acompanhamento do desenvolvimento das atividades em sala de aula dos conteúdos acompanhados com a aplicação de experimentos paralelos. Foi observada uma receptividade maior dos alunos em participar das aulas e consequentemente melhorando o desempenho nas avaliações. Todas as três escolas onde o projeto foi aplicado houve melhoria de mais de 60% de sucesso nas avaliações e assimilação por aprendizagem significativa no conhecimento dos alunos.Téléchargements
Références
GOLDEMBERG, J. (1997) Física Geral e Experimental, volume 1. Editora Nacional.
LUDUVICO, L. P. et al. Atividade Experimental no Ensino de Física; Em Busca da Aprendizagem Significativa. Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
MOREIRA, M. A. (2006) A teoria da Aprendizagem Significativa e Sua Implantação em Sala de Aula, UNB, Brasília.
CABALLER, M. e OÑORBE, A. (1997) “Resulución de problemas y actividades de laboratório”, em Luis de Carmen (comp.), La enseñanza y El aprendizaje de las ciências de La naturaleza em La educación secundaria, ICE, Universidade de Barcelona, Barcelona.
BACHELARD, G. La Formation de l’esprit scientifique, Paris, Librairie plilosophique J. Vrin.
GEORGES, S. (2003) Como ensinar as ciências experimentais? Didática e Formação, UNESCO, Brasília.
WERTHEIN, J. e CUNHA, C. D. (2005) Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas, UNESCO, Brasília.
SASSON, A. et. al. (2003) Cultura Científica, Um direito de todos, UNESCO, Brasília.
MOREIRA, M. A. e MASINI, E. F. (2002) Aprendizagem significativa, A teoria de Ausubel, Centauros, 2º ed., São Paulo.
RITTO, S. P. (1989) Psicologia da aprendizagem centrada no estudante, Papirus, 3º ed., São Paulo.
FREIRE, P. (1996) Pedagogia da autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e. Terra (1996).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).