Lucrum et imperium in nomine Dei: Reforma Protestante e Ascese do Capitalismo em José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.1.p.72-89

Palavras-chave:

Religião, Poder, Reforma.

Resumo

Quando se fala em religião e ascensão do capitalismo, é inevitável não se usar Weber em sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (2010). Contudo, apesar de sua magnitude teórica, com o passar dos anos, essa teoria apresentou novos adeptos que ora o criticaram, ora o enriqueceram, como é o caso de Tawney, em A Religião e o surgimento do Capitalismo (1971). Dessa forma, a análise aqui apresentada se pautará nas obras desses teóricos e de outros, para compreender este fenômeno que é a ascese do capitalismo e suas relações com a Reforma Protestante dentro do livro de Saramago In Nomine Dei (1993), para que se possa investigar o como o autor português categoriza a religião como manejo para ascensão do poder em sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Padilha Papke, Universidade Estadual de Maringá

É mestranda na área de Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá, realizando sua pesquisa com a obra O Homem Duplicado de José Saramago, é também Licenciada em Letras Habilitação Única - Português e Literaturas correspondentes pela mesma Universidade. Desenvolveu o projeto de pesquisa denominado Alegoria e insólito em Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago, entre os anos 2016 e 2017. Interessa-se por pesquisas nas áreas de Literatura Portuguesa e Literatura e Sociedade. 

Referências

AGUILERA, Fernando Gómez. As palavras de Saramago, Companhia das Letras,2010.

ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus. Companhia das Letras, 2001.

BENTES MONTEIRO, Rodrigo. As Reformas Religiosas na Europa Moderna. Notas para um debate historiográfico. Varia Historia, vol. 23, núm. 37, enero-junio, 2007, pp. 130-150.Universidade Federal de Minas Gerais ,Belo Horizonte, Brasil

LOPES, João de Oliveira. O crepúsculo de Deus nas guerras dos homens. Uma leitura do In Nomine dei de José Saramago,1998.

LOPES, Oscar., A Busca de Sentido, Questões de Literatura Portuguesa, Lisboa, Caminho,1994.

SARAMAGO, José. In Nomine Dei. Companhia das Letras,1993.

TAWNEY, R.H. A religião e o surgimento do Capitalismo, Editora Perspectiva, São Paulo,1971.

VICENTINO, Claúdio. História Geral. Editora Ática,1997.

WEBER, Max. A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Companhia das Letras,2010.

WOLKMER, Antonio Carlos. Cultura Jurídica Moderna, Humanismo Renascentista e Reforma Protestante. Sequência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil,2005.

Downloads

Publicado

11/02/2022