Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6 n. 1 (2019): EDIÇÃO ESPECIAL - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO

AS DIFICULDADES DOS JOVENS HAITIANOS NO PROCESSO EDUCATIVO NA SÉRIE FUNDAMENTAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – EEEFM DO PROF. ORLANDO FREIRE

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4495
Enviado
agosto 29, 2019
Publicado
29/08/2019

Resumo

Este estudo analisou os problemas enfrentados pelos alunos haitianos durante os primeiros meses de contato com a língua portuguesa no ensino fundamental da escola Orlando Freire. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades encontradas os quatro (4) haitianos durante o primeiro ano no ensino fundamental, na escola Orlando Freire, Porto Velho Rondônia Brasil. A presente pesquisa foi realizada mediante o uso da metodologia de “História Oral” proposta por Meihy (2005) contando com a participação de quatro (4) alunos haitianos, dois discentes brasileiros e dois (2) professores de língua portuguesa, do ensino fundamental no período matutino da escola Orlando Freire, localizada na cidade de Porto Velho, Rondônia/Brasil. Através das pesquisas realizadas com alunos e professores, identificamos a necessidade de uma capacitação para os alunos haitianos na língua portuguesa, visto que a língua portuguesa é fator primordial para entender todas as disciplinas estudadas no processo de aprendizagem dos educandos. Além disso, é preciso que eles sejam instruídos para entender com mais nitidez o funcionamento do sistema educativo brasileiro. Salutar a compreensão que, no processo do aprendizado os professores levem em consideração, a compreensão dos alunos estrangeiros durante o processo de adaptação e integração no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.