Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 8 n. 2 (2021): EDIÇÃO ESPECIAL - ABRIL INDÍGENA: POVOS ORIGINÁRIOS - RESISTÊNCIAS E PROTAGONISMOS GEOGRÁFICOS

CONFLITOS E TENSÕES EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS, ANO DE 2018: O CASO DAS TERRAS INDÍGENAS NA COMUNIDADE KAXARARI EM EXTREMA, RONDÔNIA

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i2.6060
Enviado
janeiro 24, 2021
Publicado
15/10/2021

Resumo

Esta pesquisa resulta de uma investigação realizada na Terra Indígena Kaxarari no ano de 2018 em Extrema no estado de Rondônia. O objetivo deste artigo foi de verificar os conflitos e tensões em territórios indígenas, mais precisamente na comunidade Kaxarari, objeto de estudo. O método utilizado para este estudo foi a abordagem etnográfica baseado em Souza (2013), por acreditar que, a partir desse método seria possível produzir uma visão autêntica dos fatos e relatos pesquisados. Como instrumentos metodológicos empregamos a observação participante e entrevista com a aplicação de questionários fundamentado em Godoy (1995b). Os principais conflitos existentes na Terra Indígena Kaxarari, conforme relatado pelas lideranças indígenas foram a entrada e permanência dos madeireiros, bem como, o pagamento de propina a alguns líderes de aldeias pertencentes a Comunidade Kaxarari. A assistência dos órgãos de proteção aos indígenas eram negligentes às garantias dos direitos básicos dos/as indígenas. Como conflitos internos, destacou-se os principais tipos de violência: doméstica e institucional. Portanto, diante das constatações verificadas, propomos o desenvolvimento de ações pontuais específicas, que dêem atenção às políticas públicas transversais de gênero, raça e etnia, enfatizando inclusive o empoderamento de mais mulheres nas lideranças indígenas.

Referências

  1. BASCOM, Raimunda Gomes Damasceno. Mulheres indígenas em situação de violência doméstica e a aplicação/efetividade da Lei Maria da Penha. Monografia apresentada a Universidade de Brasília (UnB) como requisito para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Brasília, Distrito Federal, 2014.
  2. BRASIL. Constituição (1988), Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado, 1988.
  3. ______, Lei Nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967. Disponível em L5371 (planalto.gov.br) acesso em: 20 de janeiro de 2021.
  4. FANY, Ricardo (org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2004.
  5. GODOY, Arilda S. “Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais”. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, mai.- -jun. 1995b, v. 35, n. 3, pp. 20-9.
  6. HEILBORN, Maria Luiza; ARAÚJO, Leila; BARRETO, Andréia (orgs.). Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP – GeR: módulo III. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2011c
  7. LEITÃO, Sérgio. Superposição de leis e de vontades: Por que não se resolve o conflito entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação? In: Fany Ricardo (org.) “Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições”. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2004.
  8. LOBO, Luiz Felipe Bruno. Direito indigenista brasileiro: subsídios à sua doutrina. São Paulo: LTR, 2006.
  9. SILVA, Maria das Graças Silva Nascimento. ALVES, Hellen Virginia da Silva. A Violência contra a mulher nas Terras Indígenas Kaxarari e Rio Guaporé: percepções femininas e principais demandas. In: Actas IV Seminario Latinoamericano de Geografía, Género y Sexualidades / compilado por Diana Lan. - 1a ed . - Tandil : Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2019 (Libro digital, PDF)
  10. SOUZA, Angela Fagna Gomes de. Saberes Dinâmicos: o uso da etnografia nas pesquisas geográficas qualitativas. In: MARAFON, G.J., RAMIRES, J.C.L., RIBEIRO, M.A., and PESSÔA, V.L.S., comps. Sobre os autores. In: Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, 540 p. ISBN 978-85-7511-443-8. https://doi.org/10.7476/9788575114438.
  11. ZANATT, Vinícius Galvão. CONFLITOS INSTITUCIONAIS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS: O caso das Terras Indígenas da Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia – To. Monografia de final de curso submetida ao Departamento de Geografia da Universidade de Brasília como parte dos requisitos para obtenção do grau de bacharel em Geografia. Brasília, 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)