Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 7 n. 2 (2020): EDIÇÃO ESPECIAL - 20 ANOS DOS GRUPOS DE PESQUISA GEPGÊNERO E GEPCULTURA

RELIGIOSIDADE AFRO-AMAZÔNICA: CONDIÇÃO DO BEM-VIVER NA AMAZÔNIA

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5605
Enviado
setembro 4, 2020
Publicado
03/11/2020

Resumo

O presente texto objetiva apresentar breve cenário das religiões afro-amazônicas no contexto amazônico no sentido de indicar características quando relacionadas às práticas culturais, espirituais e sociais tais como: a pajelança indígena e cabocla muito forte ainda na região e que influencia, assim como é influenciada pela religiosidade afro-amazônica. Nesse sentido, buscou-se tecer abordagens acerca das comunidades de terreiro voltado para o culto dos caboclos e sua interinfluência na memória - tanto africanas como indígenas e sua contribuição para o Bem Viver na Amazônia. O Bem Viver aqui é entendido no sentido de uma outra possibilidade de modo de vida, respaldada numa nova relação entre ser humano e natureza e interconectada às diferentes manifestações de vida, sobrevivendo e vivendo dentro do modelo de desenvolvimento capitalista e de globalização instalado no mundo contemporâneo (ACOSTA, 2020, SOLÓN, 2019). Para tanto, são retratadas duas práticas de sagrado na sua inter-relação com a natureza, com a ambiência amazônica; as relações espirituais, cosmológicas, naturais, sociais e culturais instaladas e que geram rebatimentos no sentido de se estabelecer o ato de um Bem Viver. A opção metodológica foi à pesquisa etnográfica a partir das vivências e práticas dos autores, uma vez que, expressam as ancoragens a partir do duplo modo de vida: como acadêmicos e adeptos das comunidades de terreiro. De onde se pode considerar que as práticas espirituais, sociais e culturais dos povos originários africanos e indígenas podem contribuir de maneira expressiva à conquista da qualidade de vida na Amazônia - pautado no modo de produção.

Referências

  1. ALDRIN, M. de F. A cidade dos encantados: pajelanças, feitiçarias e religiões afro-brasileiras na Amazônia. A constituição de um campo de estudo 1870-1950. Campinas, SP, 1996. Mestrado. Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.
  2. BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa. IV Seminário do Observatório de Educação do Campo SC/PR/RS, realizado em Florianópolis, entre 18 e 20 de março de 2013.
  3. CONCONE, Maria Helena Villas Bôas. Caboclos e Pretos-Velhos na Umbanda. In: PRANDI, Reginaldo (Org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2004 (281-303).
  4. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.
  5. LEITE, F. R. da R. A questão ancestral: África negra. São Paulo: Palas Athena: Casa das Africas, 2008.
  6. MOTTA, Roberto. Candomblé, Xangô e Catimbó: o transe de êxtase e Transe de Possessão no Nordeste do Brasil. In: ISAIA, Artur Cesar (Org.). Orixás e espíritos: o debate interdisciplinar na perspectiva contemporânea. Uberlândia: EDUFU, 2006 (99-114).
  7. MESLIN, M. Fundamentos de antropologia religiosa: a experiência humana do Divino. Petrópolis, RJ: Vozes 2014.
  8. NASCIMENTO, A. L. C. Ciência do sagrado na Amazônia. Encontros entre a tradição e modernidade nas práticas de pajelanças e religiões afro-brasileiras. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, UFPA, Belém/PA, 2018.
  9. PORTUGUEZ, A. Espaço e cultura na religiosidade afro-brasileira. Itaiutuba: Barravento, 2015.
  10. RODRIGUES, D. O antropólogo e o sagrado: Trajetos etnográficos em contextos religiosos diferenciados. (98 -125) in. SILVEIRA, Emerson Sena da. (Org.) Como estudar as religiões: metodologias e estratégias. Petrópolis, RJ. Vozes, 2018.
  11. ROCHA, Ana Luiza Carvalho da e ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas (2008) disponível em: www.seer.ufrgs.br acesso em 20/07/2020 as 22 horas.
  12. SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e Umbanda: Caminhos da devoção brasileira. São Paulo. Ática, 1994.
  13. SILVA, Vagner Gonçalves da. O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre Religiões Afro-brasileiras. São Paulo: USP, 2006.
  14. SHAPANAN, Francelino de. Entre Caboclo e Encantados. In: PRANDI, Reginaldo (Org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2004 (318-330).
  15. SOUZA, A. R. de. B. Novos personagens afro-brasileiros. In: PRANDI, Reginaldo (Org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2004 (304- 317).
  16. THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1992.

Downloads

Não há dados estatísticos.