A PRÁXIS DOCENTE E AS METODOLOGIAS ATIVAS: CONSTRUINDO E PLANEJANDO ALTERNATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE MANAUS-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7248

Resumo

Buscamos neste artigo conhecer os desafios das práticas docentes desenvolvidas pelos os professores do ensino fundamental de uma escola do campo no entorno da cidade de Manaus. Além de uma reflexão sobre as propostas de aprendizagem que as Metodologias Ativas apresentam como importantes na construção de novos conhecimentos. E como esse novo método de educação pode tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes. Possibilitando debater caminhos possíveis nas ações e nos procedimentos, como condições pedagógicas essenciais na prática. Inclusive como proposta, o uso das tecnologias em aulas práticas ao ar livre, utilizando ferramentas digitais. Como objetivo geral, buscamos: refletir a percepção dos professores de Geografia desta escola, sobre sua práxis docente frente ao modelo que a metodologia ativa apresenta, através de seus pressupostos, fundamentos, suas características de conceito e de seus métodos. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem embasamento em teóricos da atualidade que tratam dos temas analisados nas referências bibliográficas, (VASQUEZ,1977. MORAN, 2015. BACICH, 2018. CARVALHO NETO, 2018). Para fins metodológicos e procedimentais, os dados de abordagens são qualitativos. Como resultados da pesquisa, verificou-se que as Metodologias Ativas utilizadas no ensino-aprendizagem na escola do campo, mostra-nos professores mais ativos e reflexivos com este novo processo de ensino, tornando-nos mais engajados e buscando despertar o interesse do aluno em suas práxis docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline da Costa Vaz de Campos Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Pós-Graduada em Metodologia da Docência no Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2012). Pós-Graduada em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Faveni - Venda Nova do Imigrante (2021). Cursando Pós-Graduação em Geografias da Amazônia Brasileira na Universidade Estadual do Amazonas - UEA.

Danielle Mariam Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, possuindo doutorado em Turismo pela UNIVALI, realizado por meio do Doutorado Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Também sou mestra em Ciências do Ambiente e exerço a função de professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com atuação na área de Ensino de Geografia, onde desempenho a coordenação do Programa Residência Pedagógica - Geografia UEA.

Downloads

Publicado

30/04/2023