A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE AVANÇAR DE 6° AO 9° ANO, AMAZONAS-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7262

Resumo

Neste trabalho foi feito uma contextualização do processo histórico do livro didático para entender a sua importância no ensino. Analisou-se um livro didático de Geografia do projeto Avançar/SEDUC-AM com os seguintes procedimentos metodológicos: como parâmetro, observou-se os elementos de análise propostos por Castrogiovani e Goulart, as competências previstas na BNCC e as propostas do Referencial Curricular Amazonense. Verificou-se que o livro didático corresponde as competências e propostas previstas, e serve de introdução para o desenvolvimento de habilidades específicas. Todavia o livro apresenta os assuntos propostos para os temas das unidades de forma superficial; ilustra algumas questões com mapas, mas não aborda conteúdos referentes a conceitos e projeções cartográficas; foi encontrado muitas figuras soltas relacionadas aos temas, mas sem descrição ou chamado nos textos; e a contextualização se resume a informações e dados quantitativos. As oportunidades identificadas nesta análise podem ser utilizadas para aprimorar as próximas edições do livro do projeto Avançar.

Biografia do Autor

  • Risete Vitor Marialva da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

    Professora com formação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA e especialista em Geografias da Amazônia Brasileira (UEA). Atuou como professora residente no programa Federal de Residência Pedagógica entre 2020 e 2021, na Escola Estadual Olga Falcone, em Manaus-Am, com total de 266 horas de experiência em sala de aula. Áreas de pesquisa: Educação, Ensino de Geografia no Ensino Básico

  • Danielle Mariam Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, possuindo doutorado em Turismo pela UNIVALI, realizado por meio do Doutorado Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Também sou mestra em Ciências do Ambiente e exerço a função de professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com atuação na área de Ensino de Geografia, onde desempenho a coordenação do Programa Residência Pedagógica - Geografia UEA.Minha trajetória inclui experiências anteriores, como a função de Secretária de Educação no município de Manacapuru em 2008, bem como a atuação como Coordenadora Municipal do Programa de Compensações Ambientais do Gasoduto Coari-Manaus entre 2006 e 2007. Neste último caso, trabalhei em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.Ao longo de 18 anos, venho desempenhando um papel significativo na assessoria para a elaboração de projetos de captação de recursos, tanto para empresas quanto para organizações do terceiro setor.Também faço parte de dois Grupos de Pesquisa relevantes: o PLAGET - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico e o EPISA - Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia.

Downloads

Publicado

30/04/2023