A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE AVANÇAR DE 6° AO 9° ANO, AMAZONAS-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7262

Resumo

Neste trabalho foi feito uma contextualização do processo histórico do livro didático para entender a sua importância no ensino. Analisou-se um livro didático de Geografia do projeto Avançar/SEDUC-AM com os seguintes procedimentos metodológicos: como parâmetro, observou-se os elementos de análise propostos por Castrogiovani e Goulart, as competências previstas na BNCC e as propostas do Referencial Curricular Amazonense. Verificou-se que o livro didático corresponde as competências e propostas previstas, e serve de introdução para o desenvolvimento de habilidades específicas. Todavia o livro apresenta os assuntos propostos para os temas das unidades de forma superficial; ilustra algumas questões com mapas, mas não aborda conteúdos referentes a conceitos e projeções cartográficas; foi encontrado muitas figuras soltas relacionadas aos temas, mas sem descrição ou chamado nos textos; e a contextualização se resume a informações e dados quantitativos. As oportunidades identificadas nesta análise podem ser utilizadas para aprimorar as próximas edições do livro do projeto Avançar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Risete Vitor Marialva da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Professora com formação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA e especialista em Geografias da Amazônia Brasileira (UEA). Atuou como professora residente no programa Federal de Residência Pedagógica entre 2020 e 2021, na Escola Estadual Olga Falcone, em Manaus-Am, com total de 266 horas de experiência em sala de aula. Áreas de pesquisa: Educação, Ensino de Geografia no Ensino Básico

Danielle Mariam Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, possuindo doutorado em Turismo pela UNIVALI, realizado por meio do Doutorado Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Também sou mestra em Ciências do Ambiente e exerço a função de professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com atuação na área de Ensino de Geografia, onde desempenho a coordenação do Programa Residência Pedagógica - Geografia UEA.Minha trajetória inclui experiências anteriores, como a função de Secretária de Educação no município de Manacapuru em 2008, bem como a atuação como Coordenadora Municipal do Programa de Compensações Ambientais do Gasoduto Coari-Manaus entre 2006 e 2007. Neste último caso, trabalhei em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.Ao longo de 18 anos, venho desempenhando um papel significativo na assessoria para a elaboração de projetos de captação de recursos, tanto para empresas quanto para organizações do terceiro setor.Também faço parte de dois Grupos de Pesquisa relevantes: o PLAGET - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico e o EPISA - Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia.

Downloads

Publicado

30/04/2023