ENSINO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA COM APOIO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANACAPURU-AM
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7311Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o ensino – aprendizagem de Geografia utilizando como suporte didático os jogos. O ensino de Geografia necessita estar articulado com metodologias ativas que despertem no educando o interesse em aprender Geografia de forma prazerosa. O objetivo geral do artigo foi analisar e compreender como o jogo didático pode estimular o ensino – aprendizagem em Geografia e caracterizá-lo como método facilitador do saber em Geografia de forma atrativa e motivadora. Os objetivos específicos selecionados foram analisar o jogo como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental anos finais e contribuir com trabalho docente em sala de aula através de um jogo simples e de fácil acesso como estratégia de ensino- aprendizagem em Geografia que possibilitem interação, motivação e resultados satisfatórios. A metodologia se baseia no tipo de pesquisa qualitativa e foi realizado em uma escola da rede pública na cidade de Manacapuru-AM com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental anos finais no período de três meses. Foram usados como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico no google acadêmico e aplicadas entrevistas (estruturadas, semiestruturadas). Como principais resultados podemos citar os jogos como metodologia ativa obtém-se resultados positivos de aprendizagem, proporciona interação entre os alunos, da autonomia na busca do conhecimento e torna as aulas de Geografia mais dinâmicas e atrativas.
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