ENSINO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA COM APOIO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANACAPURU-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7311

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o ensino – aprendizagem de Geografia utilizando como suporte didático os jogos. O ensino de Geografia necessita estar articulado com metodologias ativas que despertem no educando o interesse em aprender Geografia de forma prazerosa. O objetivo geral do artigo foi analisar e compreender como o jogo didático pode estimular o ensino – aprendizagem em Geografia e caracterizá-lo como método facilitador do saber em Geografia de forma atrativa e motivadora. Os objetivos específicos selecionados foram analisar o jogo como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental anos finais e contribuir com trabalho docente em sala de aula através de um jogo simples e de fácil acesso como estratégia de ensino- aprendizagem em Geografia que possibilitem interação, motivação e resultados satisfatórios. A metodologia se baseia no tipo de pesquisa qualitativa e foi realizado em uma escola da rede pública na cidade de Manacapuru-AM com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental anos finais no período de três meses. Foram usados como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico no google acadêmico e aplicadas entrevistas (estruturadas, semiestruturadas). Como principais resultados podemos citar os jogos como metodologia ativa obtém-se resultados positivos de aprendizagem, proporciona interação entre os alunos, da autonomia na busca do conhecimento e torna as aulas de Geografia mais dinâmicas e atrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna da Silva Sales, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas

Danielle Mariam Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, possuindo doutorado em Turismo pela UNIVALI, realizado por meio do Doutorado Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Também sou mestra em Ciências do Ambiente e exerço a função de professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com atuação na área de Ensino de Geografia, onde desempenho a coordenação do Programa Residência Pedagógica - Geografia UEA.

Downloads

Publicado

30/04/2023