O USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A FERRAMENTA GOOGLE EARTH PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE USO DA TERRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7319

Resumo

O uso das geotecnologias no ensino é de fundamental importância para dinamizar o ensino de geografia. Dentre inúmeras ferramentas, o software Google Earth é uma ferramenta que possibilita a visualização tridimensional da superfície terrestre através de imagens de satélites de diversas fontes. Com base nisso essa pesquisa procura apresentar uma forma prática de usar essa ferramenta para produzir mapas analógicos, fazendo uso de imagens retiradas do Google Earth, realizando uma classificação manual através da metodologia de classificação visual das imagens, produzindo dois  mapas de uso da terra da área do parque Municipal do Mindu e da área da escola, ambos localizadas na cidade de Manaus/ AM. Em sala de aula, ao usar essa classificação, definiram as classes: áreas antrópicas, vegetação, ruas e solo exposto utilizando lápis de cor, lápis 6B e pinceis, os alunos concluíram a produção dos mapas, inserindo os elementos do mapa, como título, legenda, escala, orientação e fonte. Possibilitando a compreensão de elaborar mapas de uso da terra e relembrando as aulas de cartografia.  Criando assim, uma alternativa para o uso desse recurso em uma escola que não possua uma estruturação física para o uso de geotecnologias no ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada no Curso Superior em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, Escola Normal Superior/ENS (2018), vinculada ao Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional/NPUR e ao grupo de Pesquisa Geotecnologias e Análise da Paisagem. Atuou como bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC/FAPEAM/UEA e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEA), com ênfase na Geografia Física em análise e transformação da paisagem com o uso de Geotecnologias.

Flávio Wachholz, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2004 e 2007, respectivamente. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2011. Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2013. É Professor Associado do Curso de Geografia e do Mestrado Profissionalizante de Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Geografia Física, Hidrogeografia, Cartografia e Geotecnologias. Líder do grupo de pesquisa "Geotecnologias e Análise da Paisagem" (GEOTAP) e coordenador do Laboratório de Geografia.

Downloads

Publicado

30/04/2023