ASPECTO DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TERRA INDÍGENA RIO NEGRO OCAIA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4229Abstract
O presente estudo analisou a atual situação educacional das aldeias que compõem a Terra Indígena Rio Negro Ocaia (TIRNO), localizada no município de Guajará Mirim, Rondônia, Brasil observando as demandas e necessidades para a construção do Plano de Gestão Territorial Ambiental (PGTA) da terra indígena pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. O objetivo central deste estudo foi identificar as necessidades apontadas pelos indígenas referente a melhoria do aspecto educacional da terra indígena. O estudo foi desenvolvido com base nas teorias de Faustino (2012) e Ferreira (2017). Utilizamos como metodologia de analise o discurso do sujeito coletivo (DSC) apresentados em Lefèvre (2012) e Lefèvreet al (2009). Arquitetamos a pesquisa através de roda de conversa com as mulheres e com a juventude local. E dispomos de questionários aplicados com os moradores da aldeia Central Rio Negro Ocaia e aldeia Ocaia III. Por meio da pesquisa realizada, observamos que o ensino é bilíngue onde as crianças tem aulas na língua portuguesa e na língua materna (o txapakura), sendo que a primeira língua ensinada é o txapakura, denotando forte preservação cultural por meio do idioma. Também foi identificada a necessidade de material de apoio (livros didáticos, cartilhas, literatura) voltados para a realidade da TIRNO. Fazendo um recorte de gênero identificamos que existe uma frequência muito grande de pessoas sem escolarização, e esta frequência é maior nas mulheres. Estas taxas mais elevadas nas mulheres se deve ao fato de muitas aldeias, no passado, não possuírem escolas. Atualmente aponta-se que certa dificuldade em concluir o ensino formal para os morados da TIRNO, em especial para as mulheres, isto se deve principalmente a oferta do Ensino médio na TIRNO. Conclui-se que este trabalho foi capaz de elencar as principais necessidades da juventude escolar TIRNO, também constatou-se a necessidade a implementação do ensino de jovens e adultos na terra indígena, entre outras demandas sociais relevantes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional license.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultane ously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (ex, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (ex.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Free Acess Policy).