A COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES HOMEM VERSUS NATUREZA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA O BUEN VIVIR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i1.7541

Resumo

A relação antropocêntrica do homem com o meio ambiente, ao longo dos anos, culminou com o desenvolvimento da sociedade capitalista pós-moderna e suas consequências ecológicas sem precedentes. O presente artigo objetiva aprofundar as discussões acerca da alienação do consumo e do consumidor na era dos descartáveis, dos desdobramentos socioambientais da relação homem versus natureza na sociedade pós-moderna, dos desafios do desenvolvimento sustentável enquanto alternativa para a superação de tais questões dentro do modelo de desenvolvimento econômico vigente, e apresentar a sustentabilidade ecológica, a ecologia profunda e a alfabetização ecológica como possíveis caminhos para uma reidentificação do homem com a natureza, abrindo caminhos para uma perspectiva do buen vivir. Utilizou- se a pesquisa bibliográfica, com vista ao aprofundamento teórico sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Benaion Bezerra Thevenin, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2022). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Pós-graduada em Direito Público pelo Damásio Educacional (2015). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Possui experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Membro de 2 grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq: Grupo de Estudos em Direito de Águas - GEDA/UEA e Clínica de Direito dos Animais - YUINAKA/UEA.

Julien Marius Reis Thevenin, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Mestre em Geografia (2009) pela Universidade Federal de Sergipe e o Doutor em Geografia (2017) pela Universidade Estadual Paulista (campus Presidente Prudente-SP). Realizou pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (2018-2020). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Gerografia - PPGG/UNIR.

Downloads

Publicado

02/07/2022

Edição

Seção

Artigos