RUMO À TRANSCENDÊNCIA: O TURISMO RELIGIOSO E A CELEBRAÇÃO ESPIRITUAL EM JURUJUBA, NITERÓI-RJ
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i2.7759Abstract
O presente artigo mergulha na rica tapeçaria de símbolos e tradições entrelaçadas na festa religiosa de São Pedro, na pitoresca comunidade de Jurujuba, Niterói-RJ. Inspirado pela poesia de Raul Seixas, que, em sua canção "Eu nasci há dez mil anos atrás", evoca a negação de Pedro diante do espelho como uma metáfora poderosa, exploramos as conexões entre a narrativa bíblica (Lucas 22:54-71) e as crenças arraigadas na comunidade de São Pedro. O fenômeno humano de reconhecimento de pecados, arrependimento e evolução é destacado como elemento central na festa, simbolizado pela alvorada, a procissão de remissão dos pecados e a alegria comunitária expressa na celebração. Examinamos a figura de Pedro, cuja narrativa transcende a religiosidade para abranger a condição humana de errar, reconhecer a falibilidade e buscar a melhoria constante. Além disso, analisamos a dinâmica entre o catolicismo popular e oficial, destacando como ambos os elementos fortalecem os laços comunitários e religiosos. A festa não é apenas um evento religioso, mas uma expressão viva da identidade coletiva e da busca espiritual compartilhada. Este estudo propõe uma visão aprofundada da festa de São Pedro em Jurujuba como um fenômeno cultural complexo, enraizado na tradição, mas dinâmico em sua capacidade de refletir e moldar a identidade da comunidade. A festividade emerge como um reflexo da jornada humana, onde se entrelaçam a negação e o arrependimento com a celebração e a incessante busca por uma vida mais plena em comunidade. Nesse contexto, o turismo religioso se destaca como a perspectiva de estudo, explorada por meio da organização comunitária. Essa abordagem permite uma análise mais aprofundada da interconexão entre elementos espirituais e alegres, tornando a festa religiosa uma expressão rica e multifacetada da cultura local.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rachel Dourado da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional license.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultane ously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (ex, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (ex.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Free Acess Policy).