THE NEW HIGH SCHOOL: EDUCATION, WORK AND TERRITORY IN THE CONTEXT OF THE FORMATION OF AMAZONIAN YOUTH

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i2.7853

Abstract

This is a theoretical essay that intents to reflect on the implementation of the Novo Ensino Médio and its interconnections with work and territory in the professional training of the amazonian youth, and to problematize Law 13.415/2017, which focuses on education in preparing students for the job market. When discussing educational proposals for the Amazon, it is important to understand that in terms of capital and work, sociability in this region is less homogeneous, due to the existence of a multiplicity of territories formed by traditional communities, indigenous people and peasants, that are not integrated in the same way into the capitalist production system, compared to other regions of the country,  nor the natural resources essential for the survival of these communities. The article adopts a bibliographic and documentary approach, discussing the categories of analysis: youth, work and territory, focusing on the interests of students who inhabit the different Amazonian territorialities, each with unique characteristics.

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Author Biographies

Mirian Pereira Suave, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2019). Especialista em Gestão Escolar e Processamentos das Informações Geográficas na Gestão Ambiental. Pertence ao Grupo de Estudo Trabalho e Educação, cuja proposta é identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Professora de Geografia e Gestora Escolar da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação Seduc/ RO.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Política e doutorado em Educação. Atualmente, é professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atuando nos cursos de Pedagogia e Sociologia, além de orientar alunos nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Concentra principalmente na interseção entre Educação e Trabalho, com foco em temas como educação e trabalho, juventude, identidade profissional, experiências de desemprego juvenil, práticas educativas e saúde do trabalhador docente. Tem experiência como técnica de atividades especiais no Sistema Nacional de Emprego (SINE/SC) e estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na Espanha.

                                                                                                                          

Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale de Itajaí

Mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, é atualmente titular na Universidade do Vale de Itajaí, lecionando em Pedagogia, mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas e mestrado/doutorado em Educação. Especialista em Sociologia da Infância, Juventude e Políticas Públicas de Gênero, coordenou projetos de extensão relevantes, como o "Programa de Formação em Cidadania Infanto-juvenil" e o "Observatório de Políticas Públicas". Participa ativamente de grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e é membro da Rede Internacional RED HILA desde 2014, coordenando um grupo de pesquisa sobre Sociologia da Infância, Relações de Gênero e Políticas Públicas desde 2006. Além disso, representa a universidade no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Itajaí.

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Published

07/06/2024

Issue

Section

Artigos