LA NUEVA ESCUELA SECUNDARIA: EDUCACIÓN, TRABAJO Y TERRITORIO EN EL CONTEXTO DE LA FORMACIÓN DE LA JUVENTUD AMAZÓNICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i2.7853

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la implementación de la Nueva Educación Secundaria y sus interconexiones con el trabajo y el territorio en la formación profesional de la juventud amazónica. Este es un ensayo teórico que busca problematizar la Ley 13.415/2017, que centraliza la educación en la preparación de los estudiantes para el mercado laboral. Al discutir propuestas educativas para la Amazonía, es importante entender que en términos de capital y trabajo, la sociabilidad en esta región es menos homogénea, debido a la existencia de una multiplicidad de territorios formados por comunidades tradicionales, pueblos indígenas y campesinos, que son no están integradas a la Amazonía, de la misma manera al sistema de producción capitalista, en comparación con otras regiones del país, ni a los recursos naturales esenciales para la supervivencia de estas comunidades. El artículo adopta un enfoque bibliográfico y documental, discutiendo las categorías de análisis: juventud, trabajo y territorio, centrándose en los intereses de los estudiantes que habitan las diferentes territorialidades amazónicas, cada una con características únicas.

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Biografía del autor/a

Mirian Pereira Suave, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2019). Especialista em Gestão Escolar e Processamentos das Informações Geográficas na Gestão Ambiental. Pertence ao Grupo de Estudo Trabalho e Educação, cuja proposta é identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Professora de Geografia e Gestora Escolar da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação Seduc/ RO.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Política e doutorado em Educação. Atualmente, é professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atuando nos cursos de Pedagogia e Sociologia, além de orientar alunos nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Concentra principalmente na interseção entre Educação e Trabalho, com foco em temas como educação e trabalho, juventude, identidade profissional, experiências de desemprego juvenil, práticas educativas e saúde do trabalhador docente. Tem experiência como técnica de atividades especiais no Sistema Nacional de Emprego (SINE/SC) e estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na Espanha.

                                                                                                                          

Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale de Itajaí

Mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, é atualmente titular na Universidade do Vale de Itajaí, lecionando em Pedagogia, mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas e mestrado/doutorado em Educação. Especialista em Sociologia da Infância, Juventude e Políticas Públicas de Gênero, coordenou projetos de extensão relevantes, como o "Programa de Formação em Cidadania Infanto-juvenil" e o "Observatório de Políticas Públicas". Participa ativamente de grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e é membro da Rede Internacional RED HILA desde 2014, coordenando um grupo de pesquisa sobre Sociologia da Infância, Relações de Gênero e Políticas Públicas desde 2006. Além disso, representa a universidade no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Itajaí.

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Publicado

07/06/2024

Número

Sección

Artigos