O conceito da religiao nos Kongo: o caso da Nsimba Vita (1684-1706)

Conteúdo do artigo principal

Patrício Batsîkama

Resumo

Resumo: A religião é um conceito em constante construção e servir-se-á aqui do caso de kimpasi na época de Dona Beatriz Ñsîmba Vita (1684-1706) com objectivo de perceber como ela é entendida pelos Kôngo. Para melhor compreensão, referenciar-se-á o Kimpasi que, no século XVIII, era tido como espaço religioso do sincretismo. Entre os Kôngo, a religião tem cinco significações convergentes. Com isso, o presente artigo reflecte sobre os aportes da profetisa ética chamada Dona Beatriz Ñsîmba Vita e muito conhecida por “Kimpa Vita”.

Religion Concept between Kôngo People: Case of Ñsîmba Vita (1684-1706)
Abstract: The concept of Religion seems to be in constant construction and, in this texto, we will use case of kimpasi at time of Dona Beatriz Ñsîmba Vita (1684-1706) in order to understand how it is understood by the Kôngo Peolple. For better understanding, we shall refer to the kimpasi that, in the 18th century, was considered a religious space of syncretism. Among the Kôngo People, the religion has five converging meanings. Thus, this article reflects on the contributions of the ethical prophetess called Dona Beatriz Ñsîmba Vita and well-known as “Kimpa Vita”.
Keywords: Ñsîmba Vita; Religion; African Ancestrality; Kôngo kingdom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Batsîkama, P. (2020). O conceito da religiao nos Kongo: o caso da Nsimba Vita (1684-1706). Afros & Amazônicos, 2(2), 102–117. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6226
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrício Batsîkama, INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA

Historiador e antropólogo e autor de alguns artigos e livros. É professor de História de Angola e Diretor do Centro de Estudos e Investigação Científica Aplicada (CEICA) do Instituto Superior Politécnico Tocoista em Luanda, Angola.

Referências

BALANDIER, G. Messianismes et nationalismes en Afrique noire. C. I. S., n.º 14, p. 41-65, 1953.

BASTIDE, R. Les réligions africaines au Brésil. Vers une sociologie des interpretations des civilisations. Paris: P. U. F., 1960.

BASTIDES, R. Le candomblé de Bahia. Rite Nagó. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961).

BATSÎKAMA, P. Tokoismo. Teologia da libertação. Luanda: Mayamba, 2018.

BIMWENYI, O. Le muntu à la lumière de ses croyances en l’Aud-delà. Cahiers des religions africaines, n. 9, p. 59-112, 1968.

BRÁSIO, A. História e missiologia. Inéditos e esparsos. Luanda: Instituto de Investigação Científica de Angola, 1973.

CUVELIER, J. La rélation de Congo de Laurent de Lucques. Bruxelas, 1953.

CUVELIER, J. Nkutama mvila zamakanda. Tumba: Diocèse de Matadi, 1934.

ELIADE, M. O sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FILESI, T. Nazionalismo e religione nel Congo all’inizio del 1700: la secta degli Antoniani. Roma: A.BE.TE, 1971.

FUKYAWU, K. B. African Cosmogony of Bantu-Kongo: principles of life and living. New York: Atheleia Henrietta Press, 2001.

JANZEN, J. Lemba, 1650-1930: a Drum of Affliction in Africa and the New World. New York, 1982.

LAMAN, K.E. Le Dictionaire Kikoongo-français. Bruxellas: I. R. C. B., 1936.

MacGAFFEY, W. Religion and Society in Central Africa: the Bakongo of Lower Zaire, Chicago/Londres: University of Chicago Press, 1986.

MAHANIAHN, K. Maladie et la guérison en milieu kôngo. Essai sur Kimfumu, Kingunza et Kitobe. Kinsasa: Edições Centre de Vulgarisation Agricole, 1982.

MALENGU, J. C. Le Dieu des bantou est-il un Dieu-Père?. Révue du Clergé Africain, n.º 22, p. 514-529, 1967.

MALULA, J. Culture africaine et message chrétien. Église du Tiers Monde, Paris, p. 259-269, 1965.

MAWETE, M. Dieu ma Mère. Le matriarcat et féminisme. Paris: Papyruss Press, 2018.

MACEDO, J. R. Religiões tradicionais e catequeses na África Central, século XVII. Phronésis: Campinas, Vol. 8, n. º 1, p. 121-138, 2006.

MEROLLA, G. Breve e Succinta Relatione del viaggio ne Regno do Congo nell’Africa Meridionale Fatta. Napoles, 1692.

MONSENGWO, P. Interpretation de la Bible, racine herméutique et biblique. Révue Africaine de Théologie, n. º 2, p. 145-164, 1977.

MUJYNYA, E. La théorie du ‘Ntu’ ou la théorie de la nature des êtres: les lois de l’Univers. In: SMET, A. J. (ed.), Philosophie africaine. Kinsâsa, 1975. p. 147-155.

MULAGO, V. C. M. L’union vitale bantu. Rhytmes du monde, vol. 4, nº 2-3, p. 43-53, 1956.

MULAGO, V. C. M. La conception de Dieu dans la Tradition bantu. Revue du Clergé africain, n.º 22, p. 272-299, 1987.

PLATÃO, República. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1972.

SINDA, M. Le messianisme congolais et ses incidences politiques Kimnaguisme, matsouanisme et autres mouvements. Paris: Payot, 1972.

THORNTON, J. The Kongolese Saint Anthony: Dona Beatriz Kimpa Vita and the Antonian Movement, 1684-1706. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

VAN WING, J. Études Bakongo. I. Bruxelas: Desclé, 1938.

WAMBA DYA WAMBA, E. La philosophie en Afrique ou les défis de l’Africain philosophe, In: SCHWARZ, A. (ed.), Les faux profetes de l’Afrique ou Afr (eu) canisme. Québec: Les Presses Universitaires Laval, 1980. p. 225-244.

WEBER, M. Sociologia das religiões. Lisboa: Relógio d’Água, 2006.